Uma mina de cobalto “prístina” de 200 anos foi descoberta em Cheshire, noroeste da Inglaterra , revelando um tesouro de objetos pessoais deixados pelos trabalhadores.

A mina, que estaria em produção durante as Guerras Napoleônicas, foi encontrada na vila de Alderley Edge. Acredita-se que tenha sido abandonado em 1810, de acordo com um comunicado de imprensa da instituição de caridade britânica National Trust na terça-feira.

+ Superlua iluminará céu do Brasil nesta quarta-feira (13)

Sapatos de couro, cachimbos de barro, um botão de metal de uma jaqueta e maquinário de mina estavam entre os itens encontrados.

Inscrições escritas em fuligem de vela também foram descobertas, bem como uma tigela de barro que mineiros supersticiosos podem ter enterrado na parede para mostrar sua gratidão pela boa qualidade do mineral.

Outras descobertas incluem impressões físicas de trabalhadores de minas, como impressões digitais em argila usada para carregar velas e o recuo de veludo cotelê da roupa de um trabalhador, onde repousava contra a parede.

Membros do Derbyshire Caving Club fizeram a descoberta no outono passado, disse o comunicado de imprensa, com especialistas pesquisando desde então.

Ed Coghlan, membro do Derbyshire Caving Club, disse que a organização explorou muitas minas históricas em desuso e fez algumas descobertas “significativas”, mas esta última descoberta é particularmente especial.

“Encontrar uma mina em bom estado, juntamente com tais objetos pessoais e inscrições, é raro”, disse Coghlan no comunicado.

“É uma janela convincente para o passado e para o último dia em que os trabalhadores da mina interromperam suas atividades.”

Coghlan acrescentou que um dos itens deixados para trás foi um dispositivo de elevação de guincho, que normalmente teria sido levado para reutilização em outras minas. Os pesquisadores dizem que o abandono sugere que os trabalhadores foram ordenados a recolher suas ferramentas e sair “sem muito aviso”.

O National Trust possui a terra, que foi arrendada ao clube de espeleologia desde a década de 1970.

O cobalto foi usado na Inglaterra do século 19 para produzir uma cor azul em vidro e cerâmica. Mineração para ele na Inglaterra foi de curta duração. Foi reforçado durante as Guerras Napoleônicas de 1803 a 1815, quando as importações estrangeiras estagnaram. No entanto, o comércio logo foi retomado após o término dos conflitos, o que significa que algumas minas – como a de Alderley Edge – foram fechadas, disse o comunicado de imprensa.

Os interessados ​​em explorar mais a mina podem fazê-lo virtualmente online .