Um vaso sanitário com descarga de 2.400 anos foi descoberto na província chinesa de Shaanxi, informou o China Daily. Segundo especialistas, o banheiro manual foi encontrado nas ruínas de um palácio localizado em Yueyang, que pode ter sido usado desde o período dos Reinos Combatentes (424 aC) e na dinastia Qin (221 a 206 aC).

“É o primeiro e único vaso sanitário com descarga já descoberto na China”, de acordo com Liu Rui, pesquisador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

+ Achado no Peru ‘fóssil mais bem preservado do mundo’ de cachalote pré-histórico

“Todo mundo no local ficou surpreso e então todos nós caímos na gargalhada.”

Segundo Rui, o sanitário manual era considerada um artigo de “luxo”, pelo menos para o governante e não para o criado — que tinha de descarregar com água os dejetos do patrão.

O banheiro foi projetado para que a “tigela” ficasse dentro, enquanto um cano levaria os dejetos para uma fossa externa.

O banheiro pode ter sido usado por Qin Xiaogong, que viveu de 381 a 338 aC, ou mesmo por seu pai, Qin Xian’gong (424 a 362 aC), segundo os pesquisadores.

Segundo os pesquisadores, a metade superior não foi encontrada na escavação, por isso não está claro se o usuário se sentaria ou se agacharia ao usar o banheiro.

Rui especulou que os usuários tinham que se agachar com base nos registros de banheiros da Dinastia Han Ocidental (206 aC a 24 dC).

“O vaso com descarga é a prova concreta da importância que os antigos chineses atribuíam ao saneamento,” disse Rui.

Antes da descoberta do banheiro Yueyang, acreditava-se que o primeiro banheiro com descarga foi descoberto por Sir John Harrington no século XVI. A escavação chinesa de Yueyang está em andamento desde 2012.