27/05/2009 - 7:00
” A Agaxtur tinha uma imagem de empresa que trabalha com as massas. Então, resolvemos mudar isso ” ALDO LEONE FILHO, PRESIDENTE DA AGAXTUR
O SOL FAZIA A TEMPERATURA FERVER quando o empresário Aldo Leone Filho, presidente da operadora de turismo Agaxtur, resolveu deixar o hotel The Residence, nas Ilhas Maurício, onde passava as férias de janeiro com a família, para uma caminhada. Andou alguns metros em direção ao centro de compras do lugar quando percebeu que estava sendo seguido. Ressabiado, olhou para trás e viu uma reluzente BMW ladeando-o lentamente. No seu interior, encontrava-se um funcionário do hotel e a desconfiança deu lugar à surpresa. “Ele me seguiu com uma pequena toalha gelada para que me refrescasse”, diz Leone. “Ali, eu percebi de fato o que é um serviço de luxo.” Mais do que uma experiência que ficou marcada em sua memória, aquele gesto representou um novo negócio no cardápio da Agaxtur. “Ali, resolvi criar a Agaxtur Exclusive”, diz ele, referindo-se ao novo braço da operadora voltado ao público premium.
Inaugurada no início de maio, essa nova marca já nasce com características de gente grande, pois contará com uma loja que a empresa já possuía no shopping paulistano Cidade Jardim e com um ponto que acaba de ser remodelado na avenida Europa, ambos locais nobres de São Paulo. “Nós tínhamos a imagem de massa. Então, resolvemos mudar isso”, explica Leone.
PONTO NOBRE: loja da operadora, localizada no shopping paulistano Cidade Jardim, foi criada para atender os clientes mais exigentes
Além do aspecto visual das novas lojas, a Agaxtur Exclusive venderá viagens com outro foco. Para isso, a empresa fechou parceria com o Virtuoso, uma associação de turismo que engloba hotéis de luxo e serviços exclusivos, para oferecer mais diferenciais aos turistas. “O nosso cliente poderá, por exemplo, entrar no museu Hermitage, em São Petersburgo, sem pegar fila”, diz Leone. O objetivo de Leone não é fazer do segmento Exclusive a sua prioridade. A rigor, essa área representará 10% dos R$ 100 milhões movimentados pela operadora. “É saudável para empresas que já conquistaram um público buscar outros consumidores”, diz Júlio Moreira, sócio da Top Brands, consultoria especializada em avaliação de marcas. “Mas isso deve ser feito com a criação de uma nova grife”, alerta.
CVC HI-TECH: ponto da Agaxtur inaugurado no início de maio, na rua Amauri, em São Paulo, é repleto de aparelhos tecnológicos
O processo de glamourizar as marcas é quase uma febre em todos os segmentos de mercado e com o setor de turismo não é diferente. Além da Agaxtur, a CVC, sinônimo de viagem acessível com 1,74 milhão de turistas transportados no ano passado, inaugurou uma loja modelo, que consumiu R$ 1 milhão, na badalada rua Amauri, também em São Paulo. “Fizemos um investimento que traz resultados para a marca”, explica Guilherme Paulus, presidente da CVC. A loja, com decoração clean e equipamentos hi-tech, como telas sensíveis ao toque nas quais é possível viajar acompanhando as fotos no melhor estilo iPhone, conta ainda com aparelhos que reproduzem a neve de uma estação de esqui e continuará a vender os mesmos pacotes comercializados nas outras 320 lojas da rede. A ideia da empresa é apenas criar uma nova experiência e, assim, atrair novos consumidores para as lojas da rede. “Não faremos distinção. É para todos os públicos”, diz Paulus.