09/04/2021 - 3:05
A NASA continua sua expedição ao Planeta Vermelho com a chegada do rover Perseverance e do helicóptero Ingenuity. Mas recentemente, o astrobiólogo mexicano Rafael Navarro González revelou que o deserto do Atacama, localizado no Chile, é o lugar mais parecido com Marte na Terra.
Nesse sentido, foi detalhado que o Atacama é um lugar tão desolado e morto que funciona para fazer uma semelhança com o Planeta Vermelho. Além disso, Navarro González informou que o deserto chileno também serve como campo de testes antes de enviar qualquer equipamento ao nosso vizinho. María Elena Sur, o nome da área, está localizada em uma cidade mineira de salitre e é o lugar mais seco onde se pode apreciar as semelhanças com Marte.
+ NASA mergulha nave de quase 7 toneladas em um piscina; veja o vídeo
Da mesma forma, outra das semelhanças surpreendentes que foram feitas é que é o vulcão mais alto do Sistema Solar está em Marte: o Monte Olimpo. Enquanto isso, o vulcão mais alto da Terra está no Atacama: Ojos del Salado, este tem um altura de 6.893 metros acima do nível do mar e é o pico mais alto da América Latina, logo atrás do Aconcágua na Argentina.
“Pode-se questionar se os Vales Secos da Antártica ou a parte centro-norte do Atacama são os lugares mais secos da Terra, mas algumas partes do Atacama só recebem chuva a cada 20 ou até 100 anos”, revelou Brian Glass, que também esteve na investigação do “Atacama Rover Astrobiology Drilling Studies”. Por sua vez, ele acrescentou que usar o deserto chileno era “porque se não podemos fazer isso em um dos lugares mais mortais da Terra, não temos que levá-lo para Marte”.
Por outro lado, foi informado que Rafael Navarro González morreu no final de janeiro devido ao Covid-19, mas seu trabalho continuará contribuindo para o desenvolvimento e o progresso da ciência em todo o mundo. Por esta razão, a NASA decidiu identificar uma das montanhas de Marte com seu nome depois de participar ativamente do projeto Curiosity, o rover do tamanho de um carro projetado para explorar a cratera Gale no Planeta Vermelho.