O crescente interesse pela decoração, impulsionado pelo maior tempo passado em casa desde a pandemia e a valorização do design brasileiro se tornaram grandes motivadores para a Breton. Há 56 anos na indústria moveleira de alto padrão, a empresa teve crescimento de 9% em 2022, comparado ao bom ano anterior, quando cresceu 30%. De volta a um cenário normalizado de consumo de bens para casa, e em meio à inflação no setor, a empresa foca seus esforços de crescimento na expansão de sua rede de lojas físicas em território nacional e internacional.

Atualmente são 14 unidades, entre próprias e franquias, pelo Brasil. Em 2023, outras seis serão inauguradas, sendo uma delas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A loja, fruto do capital conjunto entre a Breton e investidores do país do Oriente Médio, será a primeira além dos limites nacionais. Ela marca a concretização de um plano de internacionalização iniciado há três anos e ilustra o bom momento do design nacional. Segundo, André Rivkind, CEO da Breton,

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“O produto brasileiro tem uma qualidade igual ao italiano e internacional, e nosso design é reconhecido no mundo inteiro”André Rivkind CEO da BRETON.

A valorização da estética brasileira sempre esteve presente, mas foi agregada de forma ostensiva na última coleção da empresa. Batizada de Borogodó, ela carrega inspirações da paisagem natural e das cores do País, além das curvas e criações de nomes consolidados da arquitetura nacional, como Oscar Niemeyer e Burle Marx. As 190 peças, para ambientes interno e externo, da coleção foram pensadas de forma colaborativa com designers e estilistas brasileiros, resultando em tecidos e peças exclusivos cheios da famosa brasilidade. Assinam a coleção Alexandre Herchcovitch, Fábio Souza, Stephanie Ribeiro, entre outros.

CORPORATIVO Além de estar na casa dos consumidores, a Breton quer decorar hotéis, clubes, escritórios e restaurantes. O trabalho com o público corporativo cresce 20% ao ano, ritmo que Rivkind pretende manter por um tempo. Para o executivo, o segmento, mesmo sendo mais concorrido, possui uma “avenida de crescimento rápido e enorme”, disse. “As empresas estão olhando para o design em seus espaços colaborativos. Querem produtos de maior qualidade e durabilidade”. Atuando no setor há seis anos, a moveleira investe em catálogos específicos e na força de venda especializada. Com a valorização do Brasil e sua produção, a Breton quer conquistar o mundo um cômodo de cada vez.