PARIS (Reuters) – O mais importante designer negro da indústria da moda, Virgil Abloh, receberá um papel maior no grupo de luxo francês LVMH, que está se tornando acionista majoritário da sua marca de roupa urbana Off-White.

Abloh, 40, cidadão norte-americano que também trabalha como DJ e artista visual, foi contratado pela LVMH em março de 2018 para criar uma coleção de roupas masculinas para a Louis Vuitton, o maior carro-chefe de receitas da gigante do luxo.

Ele continuará nesse papel, mas também trabalhará com o grupo para lançar novas marcas e parcerias com outras já existentes, em vários setores além da moda, afirmou a empresa nesta terça-feira.

+ Em Paris sem turistas, LVMH inaugura loja Samaritain reformada

Sua chegada à LVMH marcou o casamento entre a moda urbana e a de luxo, misturando tênis e calças de camuflagem com ternos sob medida e vestidos. Suas influências incluem grafite, hip hop e cultura do skate.

Seu estilo foi abraçado pelo maior grupo de luxo do mundo –liderado pelo homem mais rico da França, Bernard Arnault, 72 anos– na tentativa dar nova vida a algumas marcas e atrair clientes mais jovens.

Nos últimos três anos, Abloh desenhou sobre mensagens de inclusão e fluidez de gênero para expandir a popularidade da marca da Louis Vuitton, colocando temas como identidade racial em seus desfiles com apresentações de poesia e arte.