Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o licenciamento de veículos em todo o Brasil passou a ser feito de maneira digital desde 8 de maio de 2020. Para isso, é preciso emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) Digital.

O CRLV tem validade de um ano e vence de acordo com o calendário de licenciamento de cada estado. Ao perder o prazo, a CRLV Digital estará vencida e pode gerar uma multa gravíssima (sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação) de R$ 293,47, além ter o veículo apreendido e levado ao pátio até a regularização do documento.

+ Trânsito: atirar objetos na rua pode impedir de dirigir, veja os casos
+ Rio de Janeiro lança plataforma para controle de acidentes de trânsito

Calendário de licenciamento de São Paulo:

Placa final 1 – abril
Placa final 2 – maio
Placa final 3 – junho
Placa final 4 – julho
Placa final 5 e 6 – agosto
Placa final 7 – setembro
Placa final 8 – outubro
Placa final 9 – novembro
Placa final 0 – dezembro

Como imprimir o CRLV Digital 2021?

1 – Pague a taxa na rede bancária conveniada;
2 – Verifique se seu pagamento foi registrado no site do Detran
3 – Acesse sua conta no portal do Detran;
4 – Procure por “Documento” nos serviços oferecidos;
5 – Informe placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) – se não souber é possível buscar no site Consultar Placa;
6 – Será possível fazer o download do documento e a impressão pelo próprio site, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal do Denatran.

Carteira Digital de Trânsito (CDT)
O licenciamento do veículo não precisa necessariamente estar impresso. Ele pode constar no aplicativo CDT (Android e iOS) e ser dividido em até cinco usuários do app. Isso serve para que o licenciamento do veículo possa ser compartilhado por até cinco pessoas que utilizarem aquele carro.

É essencial lembrar que, para realizar o licenciamento do automóvel, é preciso não constar nenhuma pendência financeira: multas e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para emitir um boleto de IPVA atrasado basta entrar no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda de seu estado a partir do número da placa e do Renavam. Com isso, é possível gerar uma Guia para Regularização de Débitos (GRD). Há opções de parcelamento do IPVA atrasado.

DPVAT
O governo federal isentou neste ano os cidadãos de pagarem o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automores de Via Terrestre (DPVAT). No entanto, quem tiver débitos a serem quitados pode fazê-lo no site.