Nesta terça-feira, 25, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data que nasceu do 1º encontro homônimo, em Santo Domingos, República Dominicana, no ano de 1992. A IstoÉ Dinheiro listou algumas lideranças que fazem a diferença no movimento popular – e também no mercado de trabalho – contra opressões, além de promoverem práticas de inclusão e equidade para mulheres.

  • Rachel Maia, fundadora e CEO da RM Consulting – @rachelomaia

Conhecida por ser a primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO em uma grande empresa no Brasil, Rachel já comandou a Tiffany & Co Joalheria, Pandora e Lacoste Brasil. Em seu novo momento de carreira, Rachel presta consultorias em Diversidade e Inclusão, Varejo e Liderança por meio da RM Consulting. É também fundadora do Instituto Capacita-me, com viés em educação e empregabilidade, e recentemente assumiu a presidência do Conselho do Pacto Global da ONU.

  • Viviane Elias Moreira, Executiva e COO da Zeka Educação Digital – @vivieliasmore

Tem mais de 12 anos de experiência em resiliência corporativa, gerenciamento de riscos & crises, com MBA em Business Information Security e Cyber Security. É COO da Zeka Educação Digital, professora de Novos Negócios com Propósitos na FIAP, integrante da 6º turma do Programa de Diversidade em Conselho do IBGC, Alumni do Grupo Conselheiras 101, 1º grupo de formação de executivas negras para posições de conselho, além de atuação em grupos de trabalho com foco em diversidade de gênero e racial. A executiva é também conselheira de ESG da PretaHub e da QIPS, consultoria de saúde.

  • Juliana Oliveira, CEO e Fundadora da Agência Oliver Press – @julideoliver

Jornalista com 17 anos de experiência, Juliana Oliveira iniciou a carreira em redação de revistas. Pouco tempo depois, migrou para a área de assessoria de imprensa, especializando-se no atendimento de clientes de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Nos últimos 10 anos, atuou na comunicação de mais de 300 startups. Em 2015, criou a Oliver Press. Atualmente, também atua como Consultora do Mover (Movimento pela Equidade Racial) e Pacto Global da ONU.

  • Jandaraci Araujo, cofundadora do Conselheira 101 – @jandaraci

De vendedora de salgados aos conselhos de administração, Jandaraci Araujo é Conselheira Independente de Administração no Instituto Inhotim, FutureCarbon e Kunumi S.A, Advisory do WCDBrasil e também faz parte do Conselho do Capitalismo Consciente Brasil. É co-fundadora do Conselheiras 101, programa que visa a inclusão de mulheres negras em conselhos de administração. Com atuação no mercado financeiro com especialidade na área de sustentabilidade, foi Subsecretária de Empreendedorismo Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo e Diretora Executiva do Banco do Povo Paulista.

  • Luana Corrêa, Gerente de Comunicação e Novo Negócios na Mais Diversidade – @luanarayco

Atua como consultora de Diversidade e Inclusão apoiando empresas como Chubb, Arcelor Mittal, Einstein, Novo Nordisk, Atacadão, Gerdau entre outras na construção de programas e estratégia em D&I. Formada em jornalismo, Luana, já atuou em assessoria de comunicação, apuração e produção de notícias e em produção de conteúdo jornalístico e de entretenimento.

  • Marta Celestino, CEO da Ebony English – @martacelestino

Com mais de 25 anos de experiência em multinacionais nas áreas financeira e marketing, Marta Celestino trouxe seus talentos para a Ebony English em 2014. Marta é pesquisadora, consultora em inovação e diversidade, palestrou no TEDx São Paulo e é apaixonada por construir pontes com a diáspora africana.

  • Fernanda Ribeiro, cofundadora e CEO da Conta Black e Presidente da AfroBusiness – @leoafea

É presidente da Associação AfroBusiness, co-fundadora e CEO da Conta Black. Conselheira Administrativa no Instituto C&A, líder de diversidade da Associação brasileira de Fintechs e Embaixadora da Rede Ibero-Americana de Mulheres em Fintech e vencedora do Prêmio Empregueafro Talento da Diversidade

  • Natany Luiz, Relações Institucionais da Scooto – @ifadayo__

Mãe do Bakala e formada em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é Relações Institucionais na Scooto, central de atendimento com o cliente. Atuou na construção do Coletivo Nuvem Negra, como articuladora política e educadora popular, por meio da aplicação da lei 10.639/03. Trabalha com os temas de Diversidade e Inclusão, raça e racismo, impacto social, políticas públicas, ESG, empreendedorismo feminino e governança corporativa.

  • Nadja Brandão, Diretora Executiva da {reprograma} – @nadjacristinabrandao

Nadja é advogada com foco em Governança Corporativa, Compliance e ESG. Embaixadora de Inclusão e Diversidade, atua como líder e mentora em comitês e programas voltados para a desigualdade racial e de gênero. Seu maior propósito é apoiar e proporcionar transformação na vida das pessoas e das organizações. Como Diretora Executiva da {reprograma}, Nadja quer transformar mais vidas vulneráveis pelo Brasil, principalmente a de mulheres negras, trans e travestis.

  • Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta – @adrianapreta

É CEO da PretaHub e presidente e idealizadora do Instituto Feira Preta. Em 2020 foi reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano, pelo Fórum Econômico Mundial da ONU e passou a integrar o time de empreendedores sociais da Rede Schwab, é uma das principais empreendedoras de impacto social e economia criativa do Brasil e da América Latina.