A procura por jogos e brinquedos tende a aumentar consideravelmente durante as semanas que antecedem o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Uma pesquisa realizada pela Vixtra, fintech de comércio exterior, com base em dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior, revela que a importação destes produtos atingiu US$ 401 milhões até agosto de 2023, registrando um aumento de 37% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Em valores, o crescimento foi de US$ 107 milhões. O movimento vai na contramão de outras categorias de importações, como as de pequeno valor, que sofreram queda nos primeiros meses do ano.

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Os videogames são os principais responsáveis por alavancar os números apresentados. A categoria registrou um crescimento de 96% e representa 56% do total de importações dos produtos analisados. Para Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, os últimos lançamentos no setor podem ter contribuído para este aumento.

“O público gamer é um dos consumidores mais fiéis e entusiasmados quando se trata de produtos relacionados ao nicho. Vale destacar ainda que tivemos uma redução no imposto de games no ano de 2022, o que pode ter influenciado para o ocorrido”, explica.

O executivo ainda pontua que “importar jogos e brinquedos é uma maneira de oferecer preços mais competitivos no mercado para o Dia das Crianças e, como as importações levam mais tempo para chegar aos estoques, há todo um planejamento por parte dos comerciantes em torno disso. Portanto, as encomendas são feitas com bastante antecedência para conseguir suprir a demanda por esses produtos ao passo que a data se aproxima”, avalia.

China lidera o mercado

Um dado que chama a atenção é a força da China nesse mercado. O país é o principal exportador dessas mercadorias para o Brasil, representando 86% do total importado nos primeiros oito meses de 2023, configurando 4 p.p. a mais que o número consolidado em 2022. Com isso, em valores, esse crescimento chinês representou US$ 105 milhões, mais de 98% dos US$ 107 milhões do crescimento registrado no período. Vietnã com 3,3% e Malásia com 2,2% completam o top 3 dos principais exportadores.

“A China apresenta uma competitividade enorme relacionada a custos e produção. No setor de lazer, sobretudo com jogos e brinquedos, isso é ainda mais evidente. A importação desses produtos gera empregos indiretos e movimenta a cadeia produtiva nacional, envolvendo transportadoras, distribuidores e varejistas”, conclui Baltieri.