Levar a mãe para almoçar ou jantar fora está mais caro neste Dia das Mães. Por outro lado, presentes com flores, vinho e TV estão mais baratos do que no ano passado. É o que mostra pesquisa da XP.

O levantamento foi feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e comparou os preços  de produtos tradicionalmente associadas à comemoração dessa data.

+ Remédios, mamão e tomate pesam, e inflação sobe 0,38% em abril, acima das projeções

Um dos itens que apresentou maior variação nos últimos 12 meses foram as flores naturais, que estão 7,44% mais baratas no Dia das Mães de 2024. Outros destaques de deflação são vinhos (-4,95%), aparelhos de TV e computadores (-4,37% ambos).

Na outra ponta, os destaques de alta são presentes como alimentação fora do domicílio (4,13%), livros (10,93%), calçados (3,88%) e os serviços de cabeleireiro (7,85%) e manicure (10,82%).

Segundo a XP, o setor de bares e restaurantes tem sido impactado pela alta na demanda gerada pela volta dos funcionários aos escritórios, o aumento na renda média e a reabertura dos estabelecimentos ainda defasada em relação ao período anterior à pandemia. “A combinação dos fatores leva a um aumento de preços para o consumidor”, destacou a pesquisa.

A AbraselSP (Associação de Bares e Restaurantes) estima uma alta de 20% no faturamento neste fim de semana, em comparação ao mesmo período de 2023. A movimentação esperada nos estabelecimentos é de um aumento entre 50% a 100% maior que o de um domingo comum.