Nesta sexta-feira, 15, o varejo promete colocar mais descontos nas prateleiras por conta do Dia do Cliente. A ação acontece por volta de dois meses antes da Black Friday, sendo uma data comercial mais nacional. É uma oportunidade para o consumidor adiantar compras, mas é preciso fazer com organização, além de evitar ciladas e comprar com descontos ‘fakes’.

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Como economizar

“Para economizar ou fazer compras racionais, a dica é se perguntar: eu desejo ou preciso? Se realmente precisar comprar algum bem, é preciso fazer buscas. Começar a semana procurando, até mesmo antes desta ‘black friday’, por exemplo. Se não for o caso, é melhor postergar a compra”, explica Graziela Fortunato, especialista em Finanças Pessoais na Escola de Negócios da PUC Rio.

Os consumidores precisam refletir em relação à possibilidade de pagamentos parcelados ou à vista. “O brasileiro, de uma forma geral, não consegue fazer a conta de entender qual a taxa de juros que ele está pagando para um determinado produto. E aí, aquela estratégia do ‘quer pagar quanto’ e o ‘quanto cabe no seu bolso’ acaba sendo um discurso muito interessante para trabalhar principalmente com a classe C, que tem um limite de orçamento”, defende Flávia Freitas, coordenadora dos Cursos de Administração e Marketing da Facha.

Para a especialista, é preciso ter clara a ideia de custo de oportunidade, que é esse custo que se paga de juros para ter a possibilidade de ter o produto naquele momento ao invés de ele economizar e conseguir pagar a vista em outro momento mais oportuno.

Muitos lojistas acabam chamando, por exemplo, 50% de desconto, mas dobraram o valor da peça e o desconto efetivo é muito pouco. Então é preciso monitorar essa compra que você deseja e acompanhar o preço dela para entender qual é o momento adequado para fazer aquela compra. O percentual de desconto vai depender muito da urgência que o cliente tem para ter aquele produto.

“Há produtos e categorias que os preços são mais estáveis, com por exemplo 5% a 10% de desconto, o que acaba sendo vantajoso já que ele não vai encontrar isso em outras situações. Já no vestuário, por exemplo, se trabalha muito mais por questão de desconto. A roupa sai daquela estação, daquela coleção e você consegue comprar com um preço mais interessante”, exemplifica Flávia.

Quais serão os descontos?

Para Graziela, tudo vai depender das lojas e produtos. “Nesta ‘black friday brasileira’, quando um produto tem muito desconto e se a compra for online, desconfie, pois pode não ser entregue, em certos casos. Outra dica é comparar o preços dos produtos já com o frete já incluso”, acrescenta. No varejo, lojas como Casas Bahia e Magalu aparecem já com cupons a partir de 10% de desconto, além de opções mais longas de parcelamento.

Não caia em ciladas

Datas comerciais acabam acumulando reclamações por parte de consumidores que encontram ‘ciladas’ nas compras, sejam com descontos falsos ou até mesmo bens que não são entregues, no caso das compras online. A primeira e melhor dica para evitar transtornos é pesquisar sobre a empresa que ele está comprando, a reputação da loja, se for online, o site, conforme explica Carolina Vesentini, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

“Ainda na pesquisa, procurar saber o valor médio de mercado daquela mercadoria para não cair numa promoção fria, porque algumas empresas infelizmente usam a técnica de vender pela metade do dobro, aumentando o valor do produto para que a oferta pareça tentadora. Então é importante checar se de fato aquele valor é vantajoso”, recomenda Carolina.

O Código de Defesa do Consumidor exige que haja clareza nas informações, portanto é preciso verificar as condições de pagamento e objetividade nas informações de precificação. “É obrigatório o preço estar à vista, se tiver um desconto oferecido em prazo ou do meio de pagamento utilizado, se aplica taxas, juros e eventuais acréscimos encargos”, explica a advogada.

Dicas para quem vende

A data pode ser aproveitada também para e-commerces e pequenos negócios. Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium, listou as três principais estratégias para ter sucesso nos resultados no Dia do Cliente:

  • Estenda o foco e traga mais oportunidade para o cliente

Uma das estratégias que vêm ganhando cada vez mais espaço é a de estender a data comemorativa para a semana toda ou, até mesmo, o mês inteiro. “A ideia é que todos os holofotes estejam voltados para o cliente, então, ampliar o que seria apenas um dia para ser comemorado traz mais oportunidade de venda e, principalmente, mais oportunidade para quem vai consumir”, explica Amieiro.

  • Ofereça promoções e descontos que façam sentido para o consumidor

Dar ao cliente a oportunidade de economizar é um fator decisivo no momento de compra. Neste caso, é importante se atentar para não sair no prejuízo e oferecer algo que encante o consumidor. “Montar kits promocionais ou presentear com brindes é uma ótima estratégia de captação. Dessa forma, o primeiro contato do cliente será mais atrativo e é uma oportunidade para conversar com quem ainda não conhece a marca”, recomenda. Já para os clientes fidelizados, o especialista sugere oferecer algum tipo de exclusividade, como ofertas e brindes especiais.

  • Certifique-se que a equipe faça um bom atendimento

Para Igor, além de uma estratégia, é essencial que toda equipe esteja motivada a fazer com que o consumidor tenha uma grande experiência. “Se o atendimento for presencial, o ideal é que os atendentes já venham instruídos para trazerem o melhor ao cliente antes, durante e depois da compra. Se funcionar de forma online, o que pode dificultar um pouco a proximidade com o consumidor, é necessário um bom acompanhamento de toda a trajetória de compra e pós-compra”, finaliza.