Na maioria dos países do mundo o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, conhecido como o dia de São Valentim. No Brasil, no entanto, essa comemoração acontece neste domingo, 12 de junho. 

O motivo para essa diferença é comercial. Como o Brasil não tinha tradição de comemoração em fevereiro e o São Valentim nunca foi tão popular por aqui, o empresário João Agripino da Doria Costa Neto, pai do ex-governador de São Paulo João Doria, foi quem criou a data em 1949. 

+Dia dos Namorados: confira seis presentes de última hora

O publicitário foi contratado pela loja de departamento Clipper para alavancar as vendas que eram baixas no mês de junho, sem nenhuma data comemorativa. 

Foi então que ele escolheu 12 de junho como o dia dos namorados. Mas por que essa data? O dia 12 foi escolhido por ser um antes do dia de Santo Antônio, que tradicionalmente é o santo casamenteiro. E antes do casamento vem sempre o namoro. 

A estratégia deu certo na época e continua dando hoje em dia, já que o Dia dos Namorados é um sucesso comercial e só fica atrás em vendas para o Natal e o Dia das Mães.