Nesta sexta-feira, 7, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. Degustar um bom chocolate pode ser ainda melhor quando se harmoniza com o vinho ideal. 

Marina Bufarah de Souza, sommelier da Wine, selecionou algumas dicas para que os chocólatras que também são apaixonados por vinhos possam dar um toque especial às harmonizações.

+Amazon lança Esquenta Prime Day 2023 com ofertas a partir de 3 de julho

Para os amantes do tradicional chocolate ao leite, a sommelier sugere uma harmonização mais clássica com Vinho do Porto. “O Porto Burmester 30 years Old Tawny, uma edição especial que passa por longo amadurecimento em barricas de carvalho e traz notas de frutas secas, amêndoas, nozes, que combinam deliciosamente com as nuances do cacau, é uma boa pedida”, comenta.

O chocolate amargo, que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, faz uma boa parceria aos vinhos tintos. Aqui a dica é escolher vinhos mais estruturados e elaborados com variedades de uvas mais intensas como a Cabernet Sauvignon, que é protagonista do Dark Horse Cabernet Sauvignon 2018. A doçura do exemplar, contrasta com o amargor do chocolate, chegando a um equilíbrio, além de harmonizar por semelhanças com as notas de cacau de ambos.

Já o chocolate branco requer um pouco mais de cuidado na harmonização, sendo a versão branco do tradicional Vinho do Porto, uma surpresa. O Porto Burmester Extra Dry White, tem doçura e acidez para uma combinação com as opções de chocolate branco, normalmente mais gorduroso e doce. O destaque fica por conta das nuances de baunilha do exemplar, que serão ressaltadas pelo sabor dessa variedade.