Nesta quinta-feira, 21, a rede espanhola de supermercados Dia anunciou que decidiu fazer um pedido de recuperação judicial no Brasil diante do que chamou de “persistentes resultados negativos”. No pedido protocolado na Justiça de São Paulo, o grupo declarou uma dívida de R$ 1,081 bilhão a ser reestruturada.

A decisão veio uma semana depois que a companhia anunciou que vai fechar 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos de presença no país.

O Dia afirmou sem dar detalhes que o pedido de recuperação tem como objetivo “tentar superar sua atual situação econômica e financeira”.

Fechamento de lojas

Na quinta-feira passada, 14, o Dia decidiu fechar a maior parte de suas lojas em funcionamento no Brasil. De um total de 587 lojas ativas, 343 serão fechadas, concentrando a operação apenas em São Paulo.

A Distribuidora Internacional de Alimentos, presente no país há 23 anos, afirmou que são “lojas de baixo desempenho”.

Dia

Em nota, a companhia afirma que o pedido de recuperação judicial se limita exclusivamente ao Dia Brasil, “não impactando a situação financeira na Espanha e na Argentina, onde atualmente o Grupo Dia atingiu uma posição relevante com a estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade”.