22/02/2022 - 16:42
Muita gente acredita que só o fato da idade avançada é uma condição central para a perda de audição. Porém, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC na sigla em inglês) alerta que a diabetes também é um fator de agravamento da perda auditiva.
A explicação é que a diabetes pode prejudicar nervos que atingem diversas partes do corpo como mãos, pés, olhos e ouvidos. Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar pequenos vasos sanguíneos e nervos no ouvido interno com o passar do tempo. Já o baixo nível pode danificar a forma como os sinais nervosos viajam do ouvido interno para o cérebro. Ambos os tipos de danos podem levar à perda auditiva.
+Dengue, influenza ou Covid? Saiba diferenciar os sintomas e tratamentos
De acordo com o CDC, a perda auditiva é duas vezes maior em pessoas com diabetes do que pessoas da mesma idade que não têm a doença. Mesmo as pessoas com quadro de pré-diabetes tem 30% a mais de chance de perderem parcial ou totalmente a audição.
Um dos conselhos que o CDC dá é que, assim que o paciente descubra que está com quadro de diabetes, ele marque consultas periódicas com o fonoaudiólogo. Para saber mais detalhes, acesse a cartilha do CDC.