Na última quarta-feira, 16, a Didi, controladora da 99 anunciou a volta do serviço de entregas 99Food e um investimento de R$ 1 bilhão no país para o lançamento do superapp, que vai unir entrega, transporte e serviços financeiros.

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O comunicado foi feito por Stephen Zhu, Head Global da DiDi’s International Business Group, empresa controladora da 99, que reforçou que o grupo tem um compromisso de longo prazo com o Brasil. 

O que é a Didi?

Fundada em 2012 por Chéng Wei como Didi Dache, a companhia atua nas áreas de tecnologia e transporte privado. Em 2015, houve uma fusão entre duas rivais do setor: a Didi Dache e a Kuaidi Dache, que decidiram se unir para concentrar o mercado chinês. Surgiu assim a Didi Chuxing.

Hoje a companhia é comandada por dois executivos: o fundador Cheng Wei e Liu Qing, que está na empresa desde 2014 e é filha do fundador da Lenovo, Liu Chuanzhi. 

Plataforma derrubou Uber na China

A companhia foi a maior rival da Uber na China, tanto que em 2016 a Uber acabou vendendo sua operação chinesa para a Didi em troca de uma participação na empresa. Com isso, a Didi virou o maior app de corridas do mundo em volume de corridas e oferece diversos serviços no país como aluguel de bicicletas, entrega de comidas, transporte de cargas e pedido de carros particulares e táxis tradicionais. 

América latina é principal mercado fora da China

No Brasil, a chegada da Didi foi por meio da compra da 99, em 2018, por R$ 1 bilhão, a maior aquisição da companhia em nível global. Em 2018 a Didi também entrou no mercado mexicano. Em ambos os países teve sucesso e é a segunda maior plataforma no mercado de transporte particular, atrás da Uber. 

O grupo também está presente na Colômbia e no Peru e chegou a operar na Argentina e no Chile, mas ambas as operações foram descontinuadas pela empresa em 2023 por falta de rentabilidade. 

IPO e reestruturação 

Em 2021, a Didi fez seu IPO (oferta pública de ações) na Bolsa de Nova York, levantando US$ 4,4 bilhões. 

Após isso, o governo chinês iniciou a investigação alegando preocupações com a proteção de dados e a segurança nacional, especialmente em relação ao tratamento e armazenamento de informações de usuários.

A Administração do Ciberespaço da China (CAC) e outras agências reguladoras começaram a examinar as práticas de coleta de dados da Didi, levando à suspensão de novos downloads do aplicativo e à imposição de multa.

Além das questões de privacidade, a investigação também estava relacionada a um contexto mais amplo de regulamentação do setor de tecnologia na China, onde o governo começou a adotar uma postura mais rigorosa em relação à grandes empresas de tecnologia, buscando um maior controle sobre dados e práticas comerciais.

Após as investigações, a Didi tomou medidas para cooperar com as autoridades, incluindo a implementação de melhorias em suas práticas de segurança de dados. A situação gerou um debate mais amplo sobre a regulamentação tecnológica na China e as implicações para outras empresas do setor.