A eleição de Ribeirão Preto, cidade do interior paulista, foi a mais disputada desde a redemocratização no município. Isso porque os dois candidatos no segundo turno tiveram uma diferença de apenas 687 votos.

Ricardo Silva (PSD), deputado federal, foi eleito para o cargo máximo da cidade pela primeira vez. Ele derrotou o empresário Marco Aurélio (Novo), que disputou pleito pela primeira vez. O resultado final foi de 50,13% (131.421 votos) ante 49,87% (130.734).

Essa é a primeira vez que há diferença entre votos abaixo de mil no município. A menor até então havia sido em 1996, quando Luiz Roberto Jábali (à época do PSDB) derrotou o petista Sergio Roxo por uma diferença de apenas 1.572 votos. Os dados são do Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O candidato vencedor em Ribeirão tem como vice Alessandro Maraca (MDB). A coligação contou com os partidos PSD, MDB, PDT, PL, Republicanos, PP, PSB, Avante e PRD.

Ricardo Silva também chegou ao segundo turno em 2016, quando foi derrotado pelo atual prefeito da cidade, Duarte Nogueira (PSDB). No segundo turno, o tucano venceu Silva por uma diferença de pouco mais de 36 mil votos.