A presidente Dilma Rousseff despacha em seu gabinete presidencial  neste momento. Segundo assessores, a presidente está sozinha.  Interlocutores afirmam, entretanto, que Dilma deve ter encontros com os  ministros palacianos Jaques Wagner (Gabinete Pessoal); Ricardo Berzoini  (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação Social).

Além  disso, é possível que Dilma receba outros ministros que participaram da  reunião de hoje cedo comandada por Wagner. A ministra do Meio Ambiente,  Izabella Teixeira, por exemplo, ainda está no Planalto e estava reunida  com membros da área jurídica da Casa Civil.

No Planalto,  o clima é de “espera” pela decisão do Senado, que deve afastar a  presidente Dilma Rousseff, e de resignação. Em algumas salas é possível  ver funcionários encaixotando coisas e falando em tom de despedida.

Dilma  gravou mais cedo um vídeo com um posicionamento sobre a decisão do  Senado, porém, ainda não há definição do formato que ele será  transmitido. Além disso, ainda está sendo estudado se Dilma fará uma  declaração à imprensa e se ela acontecerá ainda hoje ou após a  notificação do Senado que deve ser entregue só amanhã.

Entre  os que estão definindo as estratégias do formato de declaração da  presidente estão os ministros Edinho e também o Advogado-Geral da União,  José Eduardo Cardozo. A exemplo do que aconteceu recentemente, Cardozo  pondera que é preciso se resguardar de possíveis questionamentos  jurídicos caso Dilma opte por um pronunciamento em cadeia nacional de  rádio e TV.