Em junho de 2013, as manifestações eram “contra tudo isso que está aí”. Queixas contra o governo e todos os políticos, aumento nas passagens de ônibus, corrupção, superfaturamento nas obras da Copa, reivindicações de melhorias na educação, saúde, segurança etc.

Agora, está muito claro que o foco é o governo federal. E a presidenta Dilma Rousseff personaliza essa insatisfação, conforme registra um monitoramento feito pela agência digital A2C com exclusividade para o blog.

O levantamento, realizado entre os dias 10 e 16 de março – que compreende a semana e o dia seguinte às manifestações de domingo –, mostra que a hashtag #foradilma é a mais usada no Twitter para assuntos relacionados aos protestos.

Isso é um sinal claro que as pessoas estão centralizando na figura da presidenta o seu descontentamento com a situação do País.

Hashtag é o sinal (#) utilizado no microblog para agrupar as menções relacionadas a um determinado tema. Num mesmo post, é possível usar duas ou mais hashtags diferentes.

Números

O monitoramento aponta que, só na sexta-feira (13/3), houve uma disparada no uso do #foradilma: foi usada mais de um milhão de vezes – 1.241.782 para ser exato. Curiosamente este foi o dia da manifestação convocada pela CUT e outra centrais sindicais para defender o governo. Sinal de que o evento pró-governo ficou nas ruas. Não ecoou nas redes sociais, o que significa que a militância digital do PT não apareceu – a ausência de defensores na internet é apontada até mesmo pela Secom, como mostra um documento interno da secretária vazado para a imprensa na terça-feira.

A segunda mais recorrente ( #impeachment ) também se se relaciona à presidenta. Foi utilizada pouco mais de 200 mil vezes.

No dia 16/3, um dia após os protestos, o número geral de mensagens relacionadas aos protestos caiu bastante, mas o sentimento desfavorável àa presidenta não mudou.

A #foradilma foi de novo a mais usada (244.196), bem acima da segunda (#vemprarua) e da terceira (#impeachment), que aparecerem muito próximas uma da outra, com quantidades inferiores a cada 50 mil postagens cada uma.

Sentimento de traição

O fato de #foradilma liderar com bastante folga não quer dizer, necessariamente, que as pessoas estejam expressando a sua vontade de impeachment, entendido como o impedimento legal de exercer o cargo. Tanto que a hashtag específica sobre isso, embora tenha sido a segunda mais usada, ficou muito atrás.

O que o #foradima parece sugerir é o sentimento de revolta, de traição.

“A hashtag ‘impeachment’ remete a algo mais processual, um mecanismo institucional. As pessoas não racionalizam tanto assim nas redes sociais”, afirma Ricardo Almeida, sócio da A2C e especialista em marketing digital.

“Já o #foradilma é algo que vem do estômago, um sentimento de que não quero mais de jeito nenhum”, afirma.