17/10/2014 - 16:38
Com a disputa pelo Palácio do Planalto cada vez mais acirrada, os candidatos que passaram para o segundo turno elevaram o tom no debate desta quinta-feira 26, organizado pelo UOL, do Grupo Folha, SBT e rádio Jovem Pan. A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e o senador Aécio Neves, do PSDB, fizeram cobranças duras um ao outro sobre temas como inflação corrupção e emprego de parentes.
Confira, a seguir, 20 frases que deram o tom do confronto:
Sou candidato à presidência da República para encerrar um ciclo de governo que fracassou. (Aécio Neves, em sua apresentação)
Eu faço parte de um projeto que resgatou 36 milhões de brasileiros da pobreza, tirou-os do mapa da fome e elevou 42 milhões às classes médias. (Dilma Rousseff, em sua apresentação)
Todos os casos aos quais a senhora se refere foram investigados. Se as pessoas estão soltas é porque não foram condenadas, portanto as provas não existiram. (Aécio Neves, em resposta a Dilma sobre suspeitas envolvendo o PSDB)
O Brasil, pela primeira, vez vai ter de fato o combate sistemático à corrupção. (Dilma Rousseff, em resposta a Aécio Neves, sobre as investigações de corrupção na Petrobras)
Só existem duas alternativas: ou a senhora foi conivente ou a senhora foi incompetente para cuidar da maior empresa pública brasileira. (Aécio Neves, em resposta a Dilma Rousseff, sobre as denúncias de corrupção na Petrobras)
Foram as provas que vocês levaram, e ocultações que vocês fizeram, que impedem uma investigação maior. (Dilma Rousseff, a Aécio Neves, em resposta sobre as investigações de suspeitas envolvendo o PSDB)
Se a senhora acha que houve tantos crimes cometidos no governo do PSDB, a senhora lista aqui vários deles, vocês governaram o Brasil por doze anos, candidata, por que a senhora não investigou? Por que a senhora não fez novas denúncias? (Aécio Neves, em reposta a Dilma Rousseff sobre suspeitas envolvendo o PSDB)
Queria dizer que, no caso da inflação, eu tenho certeza que a inflação no Brasil está sob controle. (Dilma Rousseff, em resposta a Aécio Neves, sobre o aumento da inflação)
Não adianta você mascarar a realidade, candidata. Hoje, infelizmente, a inflação voltou a atormentar a vida dos brasileiros e das brasileiras, porque o seu governo foi leniente com ela. (Aécio Neves, em resposta a Dilma Rousseff, sobre o aumento da inflação)
A sua irmã e o meu irmão têm que ser regidos pela mesma, eles não podem estar no governo que nós estamos. (Dilma Rousseff, em resposta a Aécio Neves, sobre a presença de seu irmão, Igor Rousseff, na prefeitura de Belo Horizonte, na gestão Fernando Pimentel)
A diferença entre nós é que a minha irmã trabalha muito e não recebe nada; o seu irmão recebe e não trabalha nada. (Aécio Neves, em resposta a Dilma Rousseff, sobre a participação de sua irmã, Andréa, no governo de Minas, durante sua gestão)
Vocês nunca fizeram Bolsa Família para cinco milhões de famílias; vocês não fizeram. (Dilma Rousseff, em resposta a Aécio Neves, sobre a paternidade do Bolsa Família)
A senhora se dispõe a fazer tudo o que não fez ao longo de quatro anos em que a senhora foi presidente e os outros oito anos em que teve um papel de destaque no governo do seu antecessor. (Aécio Neves, em resposta a Dilma, sobre os projetos para um eventual novo governo)
Eu, candidato, não dirijo sob álcool e droga. E isso é uma questão que não é afeta só a mim. Eu acho que afeta a todos os brasileiros. (Dilma Rousseff, em resposta a Aécio Neves, sobre a Lei Seca, que proíbe motoristas de dirigem alcoolizados)
Eu tive um episódio sim, e reconheci, candidata. Eu tenho uma capacidade que a senhora não tem. Eu tive um episódio em que parei numa Lei Seca, porque minha carteira estava vencida e ali, naquele momento, inadvertidamente, não fiz o exame e me desculpei disso. (Aécio Neves, em resposta a Dilma Rousseff, sobre a Lei Seca)
Candidato, não coloque Minas Gerais como sendo o senhor. O senhor não é Minas Gerais, candidato. Eu nasci em Minas. Aliás, antes do senhor. (Dilma Rousseff, em resposta a Aécio Neves, sobre a situação do estado)
Candidata, a senhora tem ofendido Minas Gerais, em todos os instantes e em todos os debates. A senhora não tem conhecimento do que aconteceu no nosso estado. (Aécio Neves, em resposta a Dilma Rousseff, sobre a situação do estado)
É errado, sim, colocar e pegar um aeroporto privado, feito com o dinheiro público, na fazenda de um tio. O senhor, querendo ou não, tergiversar sobre esse assunto é errado. (Dilma Rousseff, sobre o aeroporto construído próximo a uma fazendo do tio de Aécio Neves)
O Ministério Público, não é nessa obra, candidata, em todas as obras do meu governo, disse que estavam corretíssimas. É o contrário do que acontece no seu governo. (Aécio Neves, em resposta a Dilma Rousseff, sobre o aeroporto construído próximo a uma fazenda de seu tio)
Nem eu, nem o senhor estamos além da suspeita. Todos os dias, nós vamos ter de provar a nossa integridade e a nossa honradez, candidato. (Dilma Rousseff, em resposta a Aécio Neves, sobre declarações de que teria dito que dissera que “todo mundo pode cometer corrupção”).