Sinal verde para a Oi

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A operadora de telefonia Ooi está mais próxima do que nunca de concluir a aquisição da Brasil Telecom – um negócio de Rr$ 8,6 bilhões. A Secretaria de Acompanhamento Eeconômico (Seae), do Ministério da Fazenda, deu parecer favorável e sem restrições ao negócio. A forte concentração no mercado de internet – juntas, as duas empresas detêm 70% no setor de provedores discados e 35% em banda larga – não impediu a aprovação. Segundo o Seae, não há barreiras à entrada de provedores no mercado de internet no Brasil. Ainda de acordo com o a secretaria, o surgimento de novas tecnologias, como a 3G, também reduz riscos de concentração. Oo parecer da Seae foi encaminhado ao Conselho Administra-tivo de Ddefesa Eeconô-mica, do Ministério da Justiça, que dará a última palavra.

 

O robô de Obama

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O presidente mais tecnológico do mundo agora ganhou uma versão androide. O robô de Barack Obama é o mais novo representante do Hall dos Presidentes, brinquedo da Walt Disney, localizado no parque Magic Kingdon, em Orlando, na Flórida. A atração é um show educacional que usa imitações dos antigos presidentes dos EUA para contar a história do país. A voz do novo boneco foi gravada pelo próprio Obama.

 

A guerra pelo movimento

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Depois do surgimento do Wii, da Nintendo, e mais recentemente do Project Natal, da Microsoft, chegou a vez da Sony anunciar sua nova arma para o mercado de games. A fabricante acaba de patentear um sistema que promete guiar o futuro dos jogos de movimento. Com o uso de uma câmera, o programa é capaz de mapear qualquer objeto em 3D e fazer dele um controle virtual. Basta, por exemplo, o usuário colocar um taco de beisebol em frente ao sistema para que seja reconhecido. Em poucos minutos, os movimentos que partirem do taco serão automaticamente assimilados pelo game. A tecnologia ainda não chegou ao mercado, mas deve ser comercializada até o final do ano

 

Por trás das grades

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O site de e-commerce eBay ficou conhecido por viabilizar a venda dos mais inusitados objetos. Desta vez, um detento extrapolou e usou a plataforma para leiloar lembranças da prisão onde cumpre pena no Reino Unido. Entre os itens oferecidos estão um casaco do uniforme de detento e um conjunto de fitas com gravações de depoimentos a policiais. Domenyk Noonan, 45 anos, também é usuário ativo do Facebook. Usa a rede social para informar amigos sobre sua vida atrás das grades. Apesar de o acesso à internet ser proibido pelo sistema penitenciário britânico, tem crescido o número de presos que usam o celular para se conectar à rede.

 

Está todo mundo lá

O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF) também se rendeu à febre dos 140 caracteres. A rede de microbolg Twitter passou a ser usada para comunicar ações do órgão. Outras unidades do MPF também adotaram a iniciativa, assim como o Poder Judiciário. O próximo passo, previsto para o segundo semestre, será a adoção do sistema pela Presidência da República. Antes, porém, o presidente Lula irá lançar um blog e um canal no YouTube para se comunicar com o público jovem.

 

prateleira

Mobo3G – da Positivo Informática. Netbook 3G com Windows XP Home Edition, 1 GB de memória RAM, HD de 160 GB, webcam de 1,3 megapixel, tela LCD de 10,2 polegadas. Por R$ 1.699i127999.jpg

 

i128001.jpgKLV-52S510A – da Sony. TV de LCD Full HD da Série S da Sony Bravia. Com sensor de luminosidade que reduz o brilho da imagem, adaptando-o à necessidade do ambiente, e com baixo consumo de energia. R$ 8.89

 

Sob suspeita

Uma das bases de dados acadêmicos mais respeitadas do mundo foi colocada em xeque nesta semana. Depois de Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, ter admitido que seu currículo na Plataforma Lattes continha dois erros, a credibilidade do sistema ficou abalada. A biografia de Dilma indicava que ela concluiu mestrado e doutorado na Unicamp. No entanto, ela nunca chegou a terminar os cursos. A ministra afirma ainda não saber quem publicou as informações erradas. Mantido pelo Conselho Nacional de Desenvol-vimento Científico e Tecnológico (CNPq), o sistema exige certificação digital do autor para publicar os dados fornecidos.

 

Call center doméstico

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Funcionários da Gol não precisam mais tirar o pijama para trabalhar. A companhia aérea implantou um sistema de home office para 50 atendentes de call center. Até o final do ano, mais 30 pessoas devem ser incluídas no esquema. Por enquanto, o serviço é apenas via chat, mas o atendimento por telefone deve ser implantado em breve. O sistema pela internet permite a remarcação de passagens e o esclarecimento de dúvidas sobre bagagens e documentos. Para controlar o trabalho a distância, a empresa adotou um sistema de identificação biométrica dos funcionários.

 

r e s p o s t a i n s t a n t â n e a

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Hugo Janeba, vice-presidente de marketing e inovação da Vivo, que acaba de lançar, com a Itaucard, um cartão de crédito que também funciona pelo celular, falou ao repórter José Sérgio Osse

 

Quais as dificuldades para a adoção dos meios de pagamento eletrônicos?
Falamos muito em comportamento, hábito e facilidade. Realmente acreditamos que o mobile payment tem tudo a ver com isso, especialmente quando tivermos vários pontos onde ele pode ser usado e que sejam habilitados e treinados. Afinal, não adianta disponibilizar o serviço apenas. É preciso treinar o atendente, o garçom, para que estejam aptos a mexer com a solução e até explicar seu uso. Há ainda um gigantesco trabalho nesse sentido.

O brasileiro está preparado para usar esse tipo de solução?
O brasileiro, de um modo geral, é muito receptivo, aceita muito facilmente essas novas tecnologias e adota muito rapidamente o que é fácil, simples, direto e conveniente. Se as soluções forem fáceis de usar, não acharia estranho que daqui a três ou quatro anos o pagamento por meio do celular se torne algo comum.

Fomentar esse uso, porém, depende mais das operadoras?
Depende de nós, de nossos parceiros financeiros e dos pontos de venda. Acho que há um trabalho conjunto muito grande. Numa parceria desse tipo, começamos a aprender mais, ver quais são as dificuldades.

A oferta do serviço de pagamento por celular pode ajudar as operadoras a captar clientes?
Não apenas vai ajudar na captação, mas principalmente vai ter papel importante para fidelizar e valorizar a base atual de clientes.