08/11/2013 - 21:00
Imprensa
A DINHEIRO recebeu o prêmio “Mídia do Ano 2013”, na categoria Revista, concedido pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. O troféu foi recebido em nome da Editora Três pelo diretor de Núcleo Milton Gamez, em cerimônia em São Paulo, na quinta-feira 7.
Mídia do ano: (da esq. para a dir.): Eraldo Carneiro da Silva, Paulo Nassar, Milton Gamez,
Ruy Altenfelder e Marcelo Mendonça
“Ficamos muito honrados com esta homenagem, pois revela a credibilidade que a Dinheiro construiu no meio empresarial em seus 16 anos de história e a importância da revista nos dias atuais, em que há grande concorrência de novas mídias digitais”, afirmou Gamez. O prêmio foi entregue pelo presidente da Aberje, Paulo Nassar, acompanhado dos conselheiros Eraldo Carneiro da Silva, Ruy Altenfelder e Marcelo Mendonça. Conheça os demais vencedores do 39º Prêmio Aberje em www.aberje.com.br
Tevê
Pânico na Antarctica
O programa humorístico Pânico, da Band, conhecido por suas pegadinhas, vai fazer agora uma promoção inusitada para o Guaraná Antarctica, criada pela agência DM9DDB. A marca da Ambev vai escolher pelo Facebook um estagiário, a partir de desafios propostos pelos apresentadores do programa.
Marketing
Grafite na refeição
A rede de restaurantes de massas Spoleto vai promover o seu primeiro prato de carne com uma campanha de tevê criada pela agência Artplan. No filme, serão destacadas as latas estilizadas que levarão os biscoitos italianos cantucci e acompanharão o prato principal. O detalhe é que as latas foram desenhadas pela grafiteira carioca Lynn Court, conhecida como Nóia, filha do cantor anglo-brasileiro Ritchie.
Propaganda
Flores vulcânicas
A Sony fez chover pétalas sobre a Costa Rica, jogadas a partir da erupção de um vulcão. A cena, com oito milhões de pétalas, foi filmada para promover na Europa os seus aparelhos de tevê com qualidade 4K, que promete resolução quatro vezes superior à das tevês full HD atuais.
Esportes
Vai um ingresso para a Copa?
A Liberty Seguros, uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo no Brasil, irá premiar seus clientes com mais de mil ingressos. A divulgação será feita por meio de filme para a tevê, em que o ex-jogador Cafu, capitão da Seleção Brasileira de futebol campeã na Copa de 2002, guarda o lugar para os vencedores dos ingressos cedidos pela seguradora. A campanha deve chamar mais atenção, já que a venda oficial de ingressos pela Fifa entra em sua segunda fase, na segunda-feira 11.
Bate-papo
Patrice Lamiral, diretor de estratégias digitais da JWT
As celebridades e grandes assuntos das redes sociais são instantâneos. O tema mais importante de um dia pode ser esquecido na semana seguinte. Para permitir às marcas acompanharem os assuntos mais importantes e responderem a polêmicas em que forem envolvidas, a JWT criou uma ferramenta para acompanhar em tempo real as menções a cada palavra-chave na internet.
Por que é tão importante saber tudo o que é dito de uma marca em tempo real?
Isso permite que a empresa dê respostas mais rápidas. Existe o marketing de oportunidade, em que equipes ficam de prontidão para entrar na discussão. A melhor mensagem hoje é a que reverbera por conta própria.
Como isso pode ser feito?
Antes, para qualquer comunicação, o anunciante mandava o briefing para a agência, que preparava a mensagem e pedia a aprovação. Hoje, podemos receber o pedido e terminar o trabalho no mesmo dia à tarde, para colocá-lo no ar no dia seguinte.
E que tipo de informação é importante coletar?
É preciso saber qual é a pessoa com maior número de seguidores que comentou sobre a sua marca, quantos internautas estão falando sobre o assunto e onde eles estão. Isso é o big data. Toda informação está disponível, mas é preciso ter recursos. Para dez marcas, processamos dois milhões de dados por dia.