Aviação

Negociação antecipada

 

As companhias aéreas e os funcionários do setor de aviação comercial  devem antecipar as negociações trabalhistas, cuja data-base é 1º de dezembro. Para afastar o risco de greve durante as festas de fim de ano, como ocorreu em 2010, os aeronautas devem entregar as propostas para acordo coletivo em setembro.

 

 

Irã

 

Diplomacia em foco

 

Ciente de que a imagem do país no Brasil não é das melhores, o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad aproveita o 33º aniversário da Revolução Islâmica, em fevereiro do ano que vem, para lançar um livro sobre a cultura iraniana. A embaixada em Brasília já está selecionando uma empresa de comunicação para produzir o trabalho. Os interessados já foram informados de que política é assunto proibido na publicação.

 

12.jpg

 

 

Argentina

 

Contra as falsificações

 

Contratada para imprimir 990 milhões de cédulas de pesos da Argentina, a Casa da Moeda trabalha numa nova família de notas para substituir a atual. O governo argentino quer incluir novos dispositivos de segurança nas cédulas, especialmente as notas de 100 pesos.

 

13.jpg

 

 

Funcionalismo

 

Punhos de seda

 

Espécie de servidores de elite da Esplanada dos Ministérios, os analistas de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento querem que a carreira seja equiparada à do Itamaraty. O argumento é de que seus trabalhos se confundem ou até se sobrepõem ao executado pelos diplomatas.

 

14.jpg

 

 

Publicidade federal

 

Transparência 

 

A transparência nos gastos públicos chega à publicidade do governo. Pela primeira vez, todos os gastos do governo com propaganda serão informados  separadamente, discriminando o  ministério ou órgão que encomendou a campanha,  a  agência responsável e os veículos nos quais os anúncios foram divulgados. No ano passado, os gastos publicitários  somaram R$ 1,5 bilhão. Os detalhes estarão disponíveis no Anuário de Mídia Pública, que será lançado em agosto.

 

15.jpg

 

 

Cena do Planalto

 

A velha carga tributária

 

A arrecadação tributária brasileira crava recorde após recorde. Na terça-feira 19, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, anunciou que o valor de impostos e tributos pagos pelo contribuinte chegou a R$ 465,6 bilhões no semestre, alta de 12,68%. Com a economia crescendo na casa de 4,5%, o Brasil está  a caminho de um novo aumento da carga tributária, que já ocupa um lugar no pódio, entre as maiores do mundo.

 

16.jpg

 

 

Notas

 

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, quer discutir com o Congresso a inclusão de um dispositivo no Orçamento de 2012 que preserve os projetos prioritários do contingenciamento. Ficaria preservada dos cortes, por exemplo, a construção do submarino nuclear e dos convencionais, além do cargueiro KC-390, da Embraer. O difícil será convencer alguém de que ter submarinos é uma prioridade para o País. 

 

 

Saiu apenas um resultado da primeira reunião entre os ministros  do Desenvolvimento e da Fazenda com a presidente Dilma Rousseff para tratar das desonerações tributárias: o anúncio foi adiado para o dia 2 de agosto. Mas ainda não está fechado o volume dos benefícios  que serão concedidos às indústrias para que melhorem sua competitividade em relação aos importados.

 

 

com Cristiano Zaia e Gulherme Queiroz