O ator Alec Baldwin se envolveu em um acidente fatal durante as gravações do filme “Rust”. Em uma gravação ele acabou atirando com uma arma que continha bala de verdade e matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e feriu o diretor Joel Souza, 48.

De acordo com informações de quem presenciou a cena e de um pedido de busca e apreensão, o revólver foi entregue por um assistente de direção que avisou o ator de que a arma era segura. 

+ Democratas estreitam diferenças sobre agenda de Biden

Tanto a roupa que Baldwin usava e ficou manchada de sangue como a arma usada foram levados como prova, além de munições e outras armas cenográficas usadas na gravação. 

Ainda resta a dúvida de quem colocou a bala de verdade dentro do revólver. O sindicato dos trabalhadores na indústria do entretenimento afirmou em nota que nenhum de seus membros era responsável pela supervisão dos equipamentos do set. 

As suspeitas, no entando, recaem sobre Hannah Gutierrez-Reed, armeira chefe das gravações e responsável por chefiar a equipe de armas cenográficas no set de “Rust”. Ela é filha de um dos mais famosos atiradores dos EUA, Thell Reed. De acordo com as investigações, Baldwin não será responsabilizado pela morte por ter recebido a arma carregada de outra pessoa.

Um caso idêntico aconteceu nas filmagens do filme “O Corvo”, em 1993, quando Brando Lee acabou morrendo também após ser atingido por um tiro real. Os investigadores da época optaram por não abrir nenhuma queixa criminal.      

A atriz Frances Fisher, que também atua no filme, disse que as recomendações de segurança para o uso das armas nas filmagens foram seguidas. Baldwin foi interrogado após o acidente, mas não foi preso. 

No entanto, de acordo com o site Variety, o set de filmagem era caótico e sem segurança e que inclusive essa não teria sido o primeiro acidente com uma arma. A publicação também diz que diversos funcionários haviam deixado as gravações de Rust por não terem se sentido seguros. 

A equipe de produção da obra disse que todos estão devastados com o acontecimento e paralisou as gravações por tempo indeterminado. 

“Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e colega nossa profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna”, disse Baldwin no twitter.