A disputa pela sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara terá 17 candidatos. O número reflete a pulverização da eleição após a dificuldade do governo em apoiar uma candidatura única. A quantidade de deputados na disputa, contudo, ainda pode diminuir, já que os candidatos podem desistir do pleito até as 15h.

Entre os principais candidatos está o deputado Rogerio Rosso (PSD-DF), que deve contar especialmente com o apoio do chamado Centrão. Rodrigo Maia (DEM-RJ) deve contar com o apoio do PPS, PSDB, DEM e PSB. 

Outro forte candidato é o peemedebista Marcelo Castro (PI), que foi ministro da Saúde de Dilma Rousseff. PT e PDT devem apoiar sua candidatura em oposição ao governo Temer. Parte do PMDB também deve apoiá-lo, apesar da candidatura paralela de Fábio Ramalho (PMDB-MG).

Os registros de candidatura se encerraram ao meio-dia, mas é possível que o número de candidatos diminua conforme as bancadas definam quem vão apoiar. A candidata Maria do Rosário (PT-RS), por exemplo, se candidatou faltando apenas 3 minutos para encerrar o prazo, mas já considera sair do pleito. Ela irá confirmar com a liderança do PT se a candidatura não atrapalha a orientação da bancada de apoiar Marcelo Castro. O deputado Orlando Silva (PC do B-SP) foi o penúltimo a se registrar, às 11h38.

Eleição. Às 13h, será realizado um sorteio para definir a ordem dos discursos dos candidatos. A previsão é que a sessão se inicie às 16h e cada candidato terá até 10 minutos para discursar. Ficou acordado que os líderes não irão fazer discursos.

A votação é secreta e feita em cabines. Após o resultado do primeiro turno, será feito um intervalo de uma hora para que se inicie a votação do segundo turno entre os dois candidatos mais votados. 

Confira a lista completa dos candidatos registrados até o momento:

Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Miro Teixeira (Rede-RJ)

Fausto Pinato (PP-SP)

Carlos Gaguim (PTN-TO)

Carlos Manato (SD-ES)

Marcelo Castro (PMDB-PI)

Fabio Ramalho (PMDB-MG)

Fernando Giacobo (PR-PR)

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

Luiza Erundina (PSOL-SP)

Rogério Rosso (PSD-DF)

Evair de Melo (PV-ES)

Beto Mansur (PRB-SP)

Esperidião Amin (PP-SC)

Gilberto Nascimento (PSC-SP)

Orlando Silva (PC do B-SP)

Maria do Rosário (PT-RS)