06/12/2022 - 9:48
Quando falamos em marcas, cada vez mais digitais, estar no mundo real traz proximidade. O caminho do on-line para o físico foi o percorrido pela Amaro. A empresa que nasceu como um e-commerce de moda, se transformou em um marketplace de lifestyle. Extrapolando as barreiras digitais, se aventurou no mundo com um conceito de loja que traz experiência, espaços instagramáveis e, desde sempre, integração com o virtual.
Agora, em um momento em que omnicanalidade é regra no varejo e a velocidade de entrega precisa ser tão rápida quanto o clique, a empresa consolida sua rede de lojas inaugurando a modalidade de entrega em até três horas. Com 13 unidades abertas nos últimos dois anos, a Amaro celebra 45% de aumento no faturamento em 2022, comparado a 2021.
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A empresa considera suas entregas super rápidas como o “maior movimento operacional” realizado até aqui. Também pudera, quando analisado em retrospecto, ele é possível graças à decisão passada de investir na abertura de lojas físicas, que já representam 40% do faturamento. Ao todo são 21 unidades em 14 cidades, com seis inauguradas apenas neste ano.
Essas lojas, seguindo o modelo tradicional adotado pelo varejo omnichannel, funcionam como pequenos centros de distribuição e são as responsáveis por garantir a entrega em até três horas para 60% dos consumidores, ou o clique e retire em 30 minutos.
Para que funcione, a distância está condicionada a um raio de 10 km das lojas, o que em cidades como Goiânia, Recife, Fortaleza e Salvador chega a representar até 95% da base de clientes, de acordo com o CEO da Amaro, Dominique Oliver.
Junto da abertura das lojas físicas, a Amaro investiu em um outro movimento de olho na expansão, o marketplace. Unindo marcas e produtos em volta do amplo conceito de lifestyle, a empresa pode aumentar seu leque de oferta aos clientes, com produtos de beleza, casa e decoração, por exemplo. Já são 400 marcas participantes e esse braço representa 25% do faturamento. Ajudando a diversificar a oferta, também representa mais segurança.
Lançada durante a pandemia, essas demais categorias ajudaram a manter bons resultados em um momento mais desafiador. Montado em um formato de curadoria e com a gestão de estoque e entrega oferecidos pela Amaro, os produtos do marketplace também estão na modalidade de entrega super rápida e integram a experiência do consumidor nas lojas. “A gente acredita que a Amaro sempre teve um potencial de ter um papel mais importante na vida das consumidoras do que só vender o produto próprio de moda”, disse Oliver.