28/05/2008 - 7:00
EM NOVA YORK, encontram-se alguns dos melhores restaurantes do planeta. O Adour, comandado por Alain Ducasse, o Daniel, sob as ordens de Daniel Boulud, e o L?Atelier, liderado por Joël Robuchon, são alguns dos exemplos mais lembrados. Há, entretanto, um local cultuado por milhares de pessoas cujo apelo não é a sua gastronomia mas sim a localização. Trata-se do restaurante Tavern on the Green, cravado no charmoso Central Park. Ele é, praticamente, um patrimônio cultural de Manhattan. Em 2009, deixará de ser. Pelo menos, exclusividade da Big Apple. O Tavern abrirá uma filial, em São Francisco, na Califórnia. O restaurante ficará no topo do shopping Metreon, terá cerca de 2,8 mil metros quadrados de área interna e um terraço com 1,2 mil metros quadrados de frente para o parque Yerba Buena Gardens. ?Nós já procurávamos um local para abrir um segundo restaurante?, diz Jennifer LeRoy, CEO do Tavern. ?A combinação de uma cultura vibrante e uma localização perfeita fez com que São Francisco fosse a cidade escolhida.? A promessa é a de que as receitas contemporâneas continuem no cardápio, bem como uma carta de vinhos com diversas opções das vinícolas californianas.
Para o Metreon, o investimento é mais do que bemvindo. Projetado pela japonesa Sony em conjunto com americana da área de imóveis Millenium Partner, o shopping foi inaugurado em 1999 com a proposta de agregar gastronomia, jogos, música, cinema e compras. A idéia não decolou: lojas como Microsoft e Discovery Channel fecharam as portas, dando mais força aos boatos de que o empreendimento não rendia o esperado. Em 2006, uma parceria entre as empresas do setor imobiliário Westfield Group e Forest City Commercial Group resultou na compra do espaço e pôs em prática planos de revitalização, o que inclui a abertura do Tavern on the Green. ?O restaurante tem apelo regional e internacional?, afirma Catharine C. Dickey, vice-presidente executiva do departamento de comunicações do Wesfield Group. ?É um complemento ideal para o universo cultural, hoteleiro e de negócios da área.? De fato, o Metreon está a poucos metros do Centro de Convenções Moscone, além de ter na vizinhança vários hotéis ? o que significa um público em potencial para o restaurante. Isso, porém, não é garantia de sucesso.
Por mais que os donos do Tavern on the Green tentem replicar a fórmula que garantiu o sucesso em Nova York, será uma tarefa complicada. É quase impossível levar a atmosfera do restaurante pousado no pulmão de Manhattan para um shopping em São Francisco. Até porque o Tavern faz parte da história da capital financeira do mundo e acompanhou o crescimento da metrópole. Em 1870, o local funcionava como abrigo para ovelhas. Em 1934, depois da Grande Depressão, ele foi reformado e transformado em restaurante. Mas foi na década de 70 que o Tavern on the Green mudou radicalmente. Comprado pelo empresário Warner Le- Roy, ele recebeu investimentos de US$ 10 milhões. O visual foi renovado, ganhou novos ambientes e 60 lustres de cristal foram instalados no local. Reaberto em 1976, se tornou um ponto de encontro para atores, escritores e cineastas. Hoje, recebe mais de 600 mil pessoas e fatura US$ 40 milhões por ano.