Dois bancos estatais espanhóis foram aconselhados a realizar uma fusão pelo fundo do governo que os monitora. O fundo de ajuda aos bancos da Espanha, conhecido como Frob, instruiu nesta quarta-feira o Bankia e o Banco Mare Nostrum a que comecem um processo de fusão, após estudos comissionados pelo fundo revelarem que uma fusão permitiria que o Estado espanhol recuperasse um maior montante dos contribuintes.

O Frob disse que os estudos mostram que o Estado espanhol levaria 401 milhões de euros (US$ 426,6 milhões) a mais com a fusão e subsequente venda de sua participação nos bancos, comparando-se com a possibilidade de que cada um fosse vendido separadamente. Como parte dos estudos, o Société Générale sondou potenciais compradores para o Banco Mare Nostrum, recebendo apenas uma demonstração de interesse, que avaliava o banco em 1,06 bilhão de euros e 1,3 bilhão de euro.

O Estado espanhol tem 65% de participação no Banco Mare Nostrum e cerca de 65% também no Bankia. Os dois bancos divulgaram comunicados separados nos quais dizem que devem analisar uma potencial fusão, que precisaria ser aprovada por seus conselhos e pelos acionistas. “Nenhuma decisão foi tomada”, disse o Bankia em sua nota. Fonte: Dow Jones Newswires.