28/11/2013 - 4:20
Lançado há dois meses, o novo tablet da Microsoft, o Surface 2, não conseguiu números positivos. Apesar de a empresa ainda não ter divulgado dados oficiais de vendas, um estudo da consultoria chinesa Chitika afirma que o Surface 2 é responsável por 0,083% do tráfego de tablets na internet. Para efeito de comparação, três semanas após seu lançamento, a terceira geração de iPads gerava 10% do tráfego na rede, entre os tablets.
Mesmo retirando o tablet da Apple, que domina o mercado com 32% de participação, o Surface ainda não consegue números expressivos. Somando o uso do primeiro Surface e o segundo, os tablets da Microsoft tem 6,4% do tráfego (93% desta parcela é do primeiro Surface). Com este total, ele fica atrás do Nook, da Barnes and Nobles. Sem o iPad, os tablets da Samsung dominam o mercado, com 29,6% de tráfego.
Os números apresentados pelo tablet podem ser uma das explicações para que o postulante a CEO da Microsoft Stephen Elop, segundo rumores, esteja com planos de vender a divisão de dispositivos da companhia. Para isto, contudo, Elop também teria que abrir mão do console Xbox, que, junto ao Playstation, da Sony, lidera o mercado de videogames, que deve movimentar mais de US$ 100 bilhões em 2013.