Pelo menos duas pessoas morreram e sete ficaram feridas em confrontos neste sábado no oeste da Ucrânia entre as forças de ordem e paramilitares do grupo ultranacionalista Pravy Sektor fortemente armados.

Um conselheiro do ministro do Interior, Anton Guerachchenko, elevou a três os mortos – todos militantes do grupo ultranacionalista – em sua página do Facebook após o tiroteio registrado na cidade de Mukachevé, a menos de 50 quilômetros das fronteiras eslovaca e húngara.

O ministro do Interior confirmou em um comunicado os feridos, mas não divulgou um balanço de vítimas fatais.

Por sua vez, o Pravy Sektor informou em um comunicado sobre a morte de dois de seus militares.

O incidente ocorreu quando membros fortemente armados deste grupo paramilitar entraram em um complexo esportivo da localidade, provocando a intervenção das forças de segurança, segundo sites de informação locais que publicaram imagens de veículos policiais em chamas. Os ultranacionalistas teriam aberto fogo contra a polícia.

As autoridades lançaram uma operação especial para desarmar o grupo na região, segundo o ministério.

Este movimento se tornou muito popular entre os manifestantes na praça Maidan, em Kiev. Fazendo um forte uso da violência, o Pravy Sektor radicalizou o protesto pró-ocidental que terminou depois de três meses em um banho de sangue e provocou a queda do ex-presidente pró-russo Viktor Yanukovytch em fevereiro de 2014.

O braço armado do Pravy Sektor combate junto ao exército ucraniano os separatistas pró-russos no leste do país, onde o conflito já deixou mais de 6.500 mortos desde seu início, em abril de 2014.