24/04/2015 - 10:12
O dólar à vista abriu em baixa nesta sexta-feira, 24, estendendo a queda de quinta-feira, 23, quando registrou a terceira desvalorização seguida e o menor valor desde 3 de março (R$ 2,9780). O recuo inicial desta sexta-feira está em linha com a perda de força da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior e reflete a melhora da percepção dos investidores em relação ao País. Porém, o espaço para a baixa já se mostrava há pouco limitado, em meio a expectativas por eventos da semana que vem, que incluem a definição da taxa Ptax do fim de abril, e de que o Banco Central possa aproveitar o dólar abaixo de R$ 3,00 para reduzir o estoque de swap cambial nas próximas operações de rolagem, o que induz compras.
Às 9h43, o dólar à vista havia zerado perdas e estava estável, a R$ 2,9780, na máxima. Na mínima, instantes antes, caiu 0,44%, a R$ 2,9650. Na abertura, a moeda foi cotada a R$ 2,9680 (-0,34%). No mercado futuro, a moeda para maio avançava 0,29%, a R$ 2,9885. Na abertura, foi negociado a R$ 2,9800, estável.
O dólar também foi influenciado pelas encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos em março. Elas subiram 4,0% ante fevereiro, bem acima da previsão de 0,6%, o que fortaleceria a moeda. Mas ela perdeu força com os investidores focados nas encomendas de bens de capital não ligados a defesa excluindo aeronaves, são uma medida de investimento, e caíram 0,5% no mês passado.