O dólar comercial segue em tendência de alta e superou a barreira dos R$ 5,cotado a R$ 5,002, às 14h32, desta segunda-feira, 5. Isso não ocorria desde o dia 23 de janeiro.

Mas quais seriam os motivos por trás da alta da moeda americana?

Na visão de Fabrício Garcia, head de alocação da Explorer Investimentos, credenciada da XP Investimentos, uma negativa no corte de juros nos Estados Unidos a curto prazo é uma das razões pela valorização do dólar.

“O dólar vem subindo em 2024 principalmente por realização de lucros dos estrangeiros em bolsa e agora recentemente, com a percepção de que o FED vai demorar mais tempo que o previsto para começar cortar os juros, reduzindo o diferencial de juros entre Brasil x EUA, tirando nossa atratividade na renda fixa, aumentando o fluxo de saída de dinheiro.”

O especialista completa: “podemos ter uma correção a partir dos 5,025 ou se estressar o mercado, bater 5,075.”

Segundo informações divulgadas pela Reuters, em uma entrevista que foi ao ar no domingo, o chair do Fed, Jerome Powell, afirmou que o banco central americano poderia ser paciente ao decidir quando cortar sua taxa básica.

“O mais prudente a se fazer é (…) dar um tempo e ver se os dados confirmam que a inflação está se movendo para 2% de forma sustentável”, disse Powell.