20/04/2015 - 18:54
O dólar avançou ante o euro nesta segunda-feira, 20, apoiado pelo pouco progresso nas negociações entre Atenas e os credores internacionais. Além disso, a moeda norte-americana se beneficiou da nova medida de estímulo anunciada pelo Banco do Povo da China (PBoC) no fim de semana.
No final da tarde, a moeda norte-americana era cotada a 119,21 ienes, de 118,91 ienes no final da tarde de sexta-feira. Já o euro recuava para US$ 1,0740, de US$ 1,0812.
Em um dia de agenda de indicadores bastante fraca, a cotação do euro em relação ao dólar foi pautada basicamente por temores de que a Grécia declare um calote. “Parece que nenhum dos lados quer que a Grécia saia da zona do euro”, disse Boris Schlosseberg, diretor de estratégia de câmbio da BK Asset Management, em nota a clientes. “Porém, a não ser que o governo apresente um plano realista de reestruturação, é apenas questão de tempo para Atenas declarar calote”, acrescentou.
A moeda norte-americana também foi beneficiada pelo anúncio de que o governo chinês cortou o compulsório bancário em 1 ponto porcentual. A medida, anunciada no final de semana, enfraqueceu a cotação do yuan, o que por sua vez pressionou outras divisas de países emergentes, cuja cotação tende a acompanhar a da moeda chinesa.