A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, anunciou nesta quarta-feira, 6, o investimento de R$ 30 bilhões de 2025 a 2030 para a América do Sul.

Com o aporte, ela promete o lançamento de 40 novos modelos no mercado, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias “Bio-Hybrid”.

“Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, à imprensa.

E completa: “Como parte fundamental da nossa estratégia de crescimento, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, juntamente com nossos funcionários, nossa rede de fornecedores e nossos parceiros.”

+ Stellantis garante lucro e receita recordes em 2023 e lança programa de recompra de ações

Novos motores híbridos

Parte desse investimento será destinada a sistemas híbridos, tendência no mercado brasileiro, que combinam eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis.

A produção dos primeiros veículos equipados com essa tecnologia é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela companhia. Ela será compatível com todas as linhas de produção da empresa na região.

Serão pelo menos três opções de trem de força híbridos: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem, Bio-Hybrid Plug-In, além de opções 100% elétricas.

As novas tecnologias híbridas começarão a ser inseridas nos veículos até o final de 2024.