Responsável pelo Burguer King e Popeye’s no Brasil, a operadora de restaurantes Zamp afirmou em comunicado ao mercado que avalia comprar a marca Subway no país.

No começo do mês, a empresa já havia anunciado a aquisição da marca Starbucks por R$ 120 milhões. O negócio aguarda aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a assinatura de contratos definitivos com a Starbucks Corporation.

+Entenda a crise da Subway no Brasil e o que acontece após pedido de recuperação judicial

A SouthRock, antiga operadora da rede de cafeterias e do Subway no Brasil, havia pedido recuperação judicial no final de 2023 das marcas Starbucks e TGI Friday’s. Em março de 2024, um novo pedido foi feito pela empresa, desta vez focado especificamente no Subway.

Dívidas acumuladas

Segundo a SouthRock, “um pequeno grupo de credores entendeu por bem interromper as negociações e conversas que até então vinham sendo mantidas e passou a perseguir, de maneira forçada e unilateral, a imediata satisfação de seus créditos”.

O pedido menciona ainda os problemas com a Subway Corporation, que rescindiu contrato com a operadora brasileira em outubro de 2023. A dívida da SouthRock com a matriz chegaria a R$ 482 milhões.

A SouthRock afirma ainda que foi prejudicada pelo fechamento de restaurantes durante a pandemia e pela impossibilidade de obtenção de novas linhas de crédito.

O Subway no entanto já enfrentava uma redução em seu número de franquias abertas desde antes de 2020. A empresa possui hoje cerca de 1.600 unidades no Brasil.