30/05/2024 - 8:00
A Casinha Outback, a primeira unidade da rede Brasil, foi reinaugurada no Rio de Janeiro, com a presença de Pierre Berenstein, vice-presidente executivo de estratégia global de clientes e Brasil da Bloomin’ Brands, que também é dona das marcas Abraccio e Aussie Grill.
O executivo desembarcou no país num momento em que o mercado ainda tem dúvidas sobre o futuro do Outback em solo brasileiro em razão do grupo ter anunciado estar estudando alternativas estratégicas para os restaurantes no Brasil, incluindo uma possível venda.
“Nós anunciamos que estamos buscando alternativas estratégicas para a companhia, mas fomos muito claros que não nos limitamos a uma venda. São várias estratégias que nosso banco está estudando para maximizar o valor da companhia e nós acreditamos muito em um potencial de crescimento”, disse Berenstein.
Entre as possibilidades em análise está a busca de novos sócios. Mas ele garantiu que o grupo está feliz com a operação brasileira e que pretende continuar investindo aqui.
“E como a gente endereça o potencial de crescimento máximo da companhia no Brasil, caso não encontremos um parceiro ou outra estrutura, continuamos muito felizes investindo no País”, falou o executivo, reforçando que a Bloomin’ Brands segue 100% responsável pela operação dos restaurantes no Brasil.
Em 2023, foi feito o investimento de R$ 80 milhões para expansão e novos negócios da marca.
Atualmente com 165 unidades no Brasil e cerca de 12 mil colaboradores, a dona do Outback planeja abrir mais 8 unidades da rede até o fim do ano: duas em junho, em Jundiaí (SP) e Chapecó (SC); quatro em julho, em Sorocaba (SP), Porto Velho (RO), São Carlos (SP) e Volta Redonda (RJ); e duas em agosto, em Itu (SP) e Fortaleza (CE).
O anúncio sobre uma possível saída do grupo do Brasil foi divulgada no relatório dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024, que mostrou uma queda no faturamento global. O grupo somou US$ 1,2 bilhões em receitas totais nos três primeiros meses do ano, com queda de 4% sobre o mesmo período de 2023. Também houve queda na margem operacional da companhia de 9,7% para 6,4%.
Questionado sobre os números negativos, Berenstein disse que os acionistas tiveram retorno de US$ 155 milhões de (entre dividendos e recompra de ação) e destacou que a companhia não tem dívidas ativas.
O Casinha Outback reabriu as portas para o público carioca na noite de terça-feira, 28, na Barra da Tijuca. no mesmo local onde foi inaugurado há 27 anos, marcando a chegada da rede no país.
“Aqui é muito mais do que uma reforma porque a gente está falando de arquitetura, decoração, novos uniformes e pratos, espaço kids e mais. Isso quer dizer como o Outback quer se posicionar no mercado para os próximos anos”, disse Mauro Guardabassi, novo presidente das operações da empresa no Brasil.