11/05/2005 - 7:00
A cozinha francesa, famosa por seus pratos sofisticados, ganhou mais um temperinho brasileiro. O grupo SEB, dono de marcas como T-Fal, Arno e Moulinex, acaba de adquirir a fabricante de panelas Panex. Com a compra, o SEB leva, de bandeja, outras grifes fortes do mundo das caçarolas: Penedo, Rochedo e Clock. E a liderança do mercado brasileiro de panelas antiaderentes, com 20% de participação. Agora, os franceses concentram a produção na fábrica da Panex, em São Bernardo do Campo (SP) ? a T-fal era feita na Arno, em São Paulo ?, e se preparam para abastecer toda a América Latina.
O grupo SEB está no ramo das panelas no País desde 1986. ?Nós tínhamos uma pequena fábrica em Diadema, onde produzíamos um volume reduzido de panelas T-Fal?, conta Márcio Cunha, diretor-geral para a América Latina. Em 1997, o grupo adquiriu a marca de eletroportáteis Arno. ?Mundialmente, o SEB sempre foi forte em eletrodomésticos e panelas. Com a Arno, passamos a exportar para o Mercosul e, desde 2002, para o mundo inteiro?, diz. O problema é que a T-Fal não abocanha mais que 1% das vendas do segmento no Brasil. Para aumentar esse número, veio a mordida na Panex. ?São quatro marcas fortes e uma fábrica com capacidade de crescimento. Além disso, se estivermos presentes no Brasil, podemos exportar para os outros países da América Latina. E esse é o nosso maior objetivo.? É claro que o faturamento de R$ 110 milhões por ano foi um atrativo. Mas os franceses querem mais. ?Os negócios no Brasil não passam de 6% do faturamento global do grupo, que foi de ?2,4 bilhões em 2004. Nossa meta é crescer 10% ao ano pelos próximos quatro anos?, afirma.
A aquisição da Panex é só mais uma pitada no plano de conquistar o mundo do grupo SEB. Os franceses compraram recentemente a marca italiana de panelas Lagostina, que deve atender o mercado europeu e o Oriente Médio. No ano passado, levaram a americana All-Clad, fabricante de panelas de alto padrão, para abastecer a América do Norte. ?Queremos cobrir os segmentos de alta gastronomia e os mais populares com empresas no mundo inteiro. Somos uma companhia multimarcas e sabemos trabalhar cada uma delas para obter a liderança?, diz Cunha. Por aqui, o plano vai bem: eles não informam quanto gastaram com a Panex, mas afirmam que não precisarão investir um centavo para fermentar a produção e, claro, as vendas.