11/06/2015 - 10:08
O empresário David Neeleman, dona da companhia aérea Azul, ganhou a corrida pela privatização da TAP, informa o jornal português Diário Econômico. O anúncio da decisão está marcado para as 14 horas, depois da reunião do Conselho de Ministros, horário de Lisboa.
Os candidatos à privatização da companhia área portuguesa, Germán Efromovich e David Neeleman, entregaram na passada sexta-feira as suas propostas finais. Ambos os candidatos melhoraram as suas ofertas, informou o jornal.
O ministro da Economia, embora admitindo que David Neeleman, detentor da Azul, e Germán Efromovich, da Avianca, “responderam ao apelo”, não quis comentar as propostas.
Nas propostas iniciais, Efromovich oferecia 35 milhões de euros pela TAP e promovia uma capitalização de 350 milhões de euros em dinheiro e espécie – 250 milhões de euros em dinheiro e 100 milhões em aviões (38 novos e outros 12 já previstos pela companhia).
Já David Neeleman, que participa no consórcio com a Barraqueiro liderada por Humberto Pedrosa, já se tinha comprometido a comprar 53 novos aviões para a TAP e investir 350 milhões de euros caso vencesse o processo de privatização da companhia.
O dono da Azul prevê ainda o reforço das ligações dentro do Brasil – para alimentar os voos transatlânticos – e mais voos de Lisboa para outros destinos dos Estados Unidos, bem como a partilha de 10% dos dividendos com os trabalhadores.
O governo quer fechar a venda dos 66% da TAP até ao final do mês. O novo investidor de referência assumirá 61% da empresa e os trabalhadores os restantes 5%. Só quando este novo investidor entrar na companhia é que se iniciam os períodos de renegociação dos prazos da dívida.