A marca foi premiada pela melhor estratégia de marketing para medicamentos que não precisam de prescrição médica, conhecidos no mercado pela sigla OTC. Segundo Laís Rosin, diretora de marketing OTC da Nycomed, a estratégia premiada surgiu depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu que medicamentos, mesmo os livres de prescrição, ficassem ao alcance do consumidor. “Além de concorrer com outras 300 marcas, perdemos a exposição nas gôndolas”, comenta Laís. Com o mote “mande seu problema para longe”, a marca distribuiu mais de 100 mil balões em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Quem não pôde escrever o problema num papel, colocar dentro do balão e mandá-lo para o espaço, enviou-o pela internet. Resultado da campanha: as vendas de Neosaldina fecharam 2010 com alta de 14,5%. 

 84.jpg

 

Agências


Carrinho cheio

 

E continua a todo vapor a política de aquisições do grupo Publicis. Depois de comprar a agência de mídia digital AG2 e a Talent, agora é a GP7, fundada por Gustavo Paulus, como house agency da CVC. A GP7 passa a se chamar Publicis Red Lion e será comandada por João Fernando Vassão, ex-CEO da GP7. Ele vai se reportar ao CEO da Publicis Brasil, Orlando Marques. Entre os clientes da GP7 estão marcas como Car System, Webjet Linhas Aéreas, GJP Hotéis & Resort e Yakult, além da própria CVC. Os investimentos em publicidade no Brasil cresceram 18,1% no ano passado e a projeção é de crescimento de 9,5% neste ano, segundo a consultoria ZenithOptimedia. 

 

82.jpg

 

Mídia


Bons ventos

 

Os investimentos em publicidade aumentaram 7,7% só no primeiro bimestre de 2011, totalizando R$ 3,5 bilhões, segundo prévia do Projeto Inter-Meios. O destaque do período foi a chamada “mídia digital out of home” – que é a propaganda veiculada em canais eletrônicos específicos para elevadores, ônibus e metrô. O crescimento de 17,6% foi superior, inclusive, ao da internet, que ficou em 16,3%. 

 

 

Pães


Bimbo lança seu mascote no Brasil

 

Depois de uma década de Brasil, a mexicana Bimbo, dona das marcas Pullman, Nutrela e Plus Vita, vai fazer sua estreia na publicidade. A campanha começa em Belo Horizonte e só depois chega a outras praças, como São Paulo e Rio. A ação, criada pela W/McCann, vai anunciar que, a partir de agora, o ursinho Bimbo, mascote da companhia, será impresso nas embalagens de Pullman. 

 

85.jpg

 

Bancos


Concorrente para Malhação?

 

O novo curta-metragem do banco Itaú já está nas redes sociais. Não, o banco não resolveu mudar de atividade. Mas lançou mão do recurso cinematográfico para atrair o público jovem. O curta, intitulado Os Mestres da Grana, terá três jovens personagens, cada um com um problema financeiro diferente. A ideia foi de Gal Barradas e Lisi Kindlein (à dir.) da F.Biz, e tem participação do economista Gustavo Cerbasi 

 

83.jpg

 

Bate-papo

86.jpg

 

Bob Vieira da Costa, sócio da Nova S/B 

 

A ideia das agências pop-up surgiu em Londres e acaba de chegar a São Paulo. Bob Vieira da Costa, sócio da Nova S/B explica como o negócio  funciona. 

 

O que é agência pop-up? 

É uma agência com data para fechar. A de Londres durou só um fim de semana. Aqui, a agência que batizamos de Nova Batata, porque fica no Largo da Batata, em Pinheiros, vai funcionar por dois meses. 

 

Qual é o trabalho? 

Contratamos 15 estagiários para desenvolver serviços de comunicação para os comerciantes do Largo da Batata, que é uma área de comércio popular. Para a gente é uma forma de aprender como falar com o consumidor das classes C e D. O trabalho para nossos clientes é simples: pode ser a criação de uma logomarca de um açougue ou coordenar uma promoção conjunta entre os vários salões de beleza instalados ali.   

 

Qual é a vantagem para a Nova S/B? 

Investimos  R$ 1 milhão para montar a agência pop-up. Os 15 estagiários que contratamos nos trazem uma nova visão da comunicação. Isso é ótimo porque nosso time é de profissionais mais velhos, mais experientes. A experiência está dando tão certo que já temos convite para repetir o formato em Brasília, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Curitiba.