Alguns alimentos ou substâncias contidas neles podem se tornar vilões para aquelas pessoas que sofrem de crises de enxaqueca. Esta doença neurológica silenciosa, com crises que duram desde horas até vários dias, podem afetar significativamente a vida pessoal e profissional de quem dela padece. E uma alimentação adequada, com algumas restrições, pode melhorar o cotidiano de quem sofre com a doença.

A enxaqueca é uma doença neurológica, com crises de gravidade variável e sintomas que incluem de cabeça, náuseas, vómitos e sensibilidade à luz. A patologia afeta as mulheres duas a três vezes mais do que os homens. A estimativa é de que um em cada dez adultos sofra com a doença.

+ Janeiro Branco alerta para importância de cuidados com a saúde mental
+ Cientistas descobrem 4 novas espécies de peixes em Fernando de Noronha

São vários os gatilhos que podem despertar uma dor de cabeça. Conheça alguns alimentos que têm compostos que podem potenciar uma crise.

Queijo

Pixabay

Contém altos níveis de tiramina, em particular os queijos envelhecidos, um aminoácido que pode afetar os vasos sanguíneos e desencadear uma dor de cabeça.

Chocolate

Pixabay

Pode potencializar uma enxaqueca, segundo alguns estudos, em pessoas mais sensíveis

Carnes

Pixabay

Curadas ou processadas, como salsichas, contém conservantes conhecidos como nitratos ou nitritos. Os nitritos podem provocar enxaquecas, ao causarem a expansão dos vasos sanguíneos

Gordura

Pixabay

Pode afetar a suscetibilidade às dores de cabeça, uma vez que níveis altos de determinadas gorduras no sangue levam à produção de prostaglandinas. Estas podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos, e potencialmente provocarem enxaquecas ou aumento da dor já existente

Cafeína

Pixabay

Frequentemente utilizada para tratar dores de cabeça, mas curiosamente, algumas evidências sugerem que pode indiretamente provocar enxaquecas. Em resposta à cafeína, os vasos sanguíneos tendem a expandir.

Aspartame

Pixabay

É um time de adoçante artificial frequentemente adicionado a alimentos e bebidas para torná-los doces com ‘sem adição de açúcar’ escrito na embalagem. Algumas pessoas queixam-se de dores de cabeça depois de consumir aspartame, mas a maioria dos estudos mostrou efeito mínimo.

Bebidas alcoólicas

Pixabay

Esses são um dos gatilhos mais conhecidos neste tema. Infelizmente, a razão pela qual isto acontece não é muito clara. O vinho tinto parece ser uma das principais bebidas alcoólicas responsáveis pelas dores de cabeça

Sorvete

Pixabay

Os granizados e outros alimentos frios podem provocar dores de cabeça em pessoas mais suscetíveis.