09/03/2022 - 12:48
Em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 não é mais obrigatório em ambientes abertos.
Contudo, o uso da máscara segue obrigatório em locais fechados, como salas de aula, cinemas, teatros, transporte público e escritórios. Paulistas poderão andar pelas ruas sem máscara de proteção já a partir desta quarta.
+ Estudo da Prefeitura de SP recomenda liberação do uso de máscaras ao ar livre
+ Máscaras: como está a flexibilização do uso em 9 capitais do Brasil
“A decisão que libera o uso de máscaras (em ambientes abertos) se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação”, afirmou Doria.
Segundo o VacinaJá, plataforma digital do governo paulista, 70,3% das crianças já receberam a primeira dose da vacina. Em relação à segunda dose, 19,2% das crianças possuem a vacinação completa.
A desobrigação do uso de máscaras segue recomendação do Comitê Científico que assessora Doria. A decisão é baseada na queda no número de infecções diárias, internações e óbitos decorrentes da Covid-19.
A Vigilância Sanitária estadual, apesar de defender o fim da obrigação da máscara em ambientes abertos, ainda aconselha a manter medidas sanitárias, como higienizar as mãos e evitar aglomerações. O órgão também defende avançar ainda mais na vacinação, sobretudo na dose de reforço à população adulta.