Muita gente costuma compensar a falta de sono durante a semana desligando o despertador no sábado e no domingo para dormir um pouco mais. 

Apesar de ser satisfatório, esse tempo a mais não é suficiente para compensar as noites mal dormidas de segunda a sexta, já que o ideal é acertar esse sono durante a semana, com regularidade. 

+Black Friday: confira descontos em eletrônicos e itens para cozinha

“Se você está tendo que compensar essas horas de sono no fim de semana, significa que seu sono está desregulado durante a semana. O ideal é você ter horários regulares do mesmo jeito que todos os dias da semana”, explica o especialista em sono Geraldo Lorenzi Filho.  

Vários estudos científicos demonstraram a falta de eficácia da prática. Um deles foi publicado pela Universidade Colorado Boulder, dos Estados Unidos, em 2019, que separou 36 pessoas em três grupos: um que dormiu nove horas todas as noites, outro que dormiu cinco horas todas as noites, e o terceiro que dormiu cinco horas durante cinco dias e à vontade no final de semana. O estudo na íntegra pode ser lido aqui.

Uma das contrapartidas de dormir pouco identificada pelo estudo foi o ganho de peso. No entanto, mesmo aqueles que tiveram tempo a mais para dormir no final de semana, tiveram o metabolismo prejudicado novamente quando retomaram o seu ritmo de sono normal. 

“Esta descoberta mostra que o sono de recuperação de fim de semana provavelmente não é uma contramedida eficaz para a perda de sono em relação à saúde metabólica quando a perda de sono é crônica”, disse Christopher Depner, coordenador do estudo. 

Dicas para colocar o sono em dia 

Existem algumas dicas simples para quem quer colocar o sono em dia mesmo durante a semana. O neurologista do Hospital Albert Einstein Wanderley Cerqueira de Lima lista algumas delas: 

  • Faça alimentações leves 

O médico explica que, principalmente na parte da noite, é importante evitar comidas muito gordurosas e que dificultam a digestão. Ter horários regulares para fazer as refeições também pode ajudar. 

  • Se afaste das telas e medite

Outra dica é tentar diminuir o tempo de exposição às telas de smartphones, computadores e televisão durante o dia, além de praticar exercícios respiratórios ou meditação. 

  • Crie um ambiente favorável

Criar um ambiente favorável em seu quarto, com pouca iluminação e barulho, também pode ser importante para que você crie uma rotina de sono, conseguindo dormir sempre no mesmo horário.   

  • Tome café mais cedo 

Se você é daquelas que vive à base de café durante o dia, busque diminuir o consumo ou, pelo menos, ingerir a última dose da bebida mais cedo, perto das 15 h.