09/09/2010 - 5:17
A “Dove World Outreach Center” (Centro da Pomba de Ajuda ao Mundo, numa tradução livre), a igreja que prevê queimar 200 exemplares do Alcorão no sábado em Gainesville, Flórida, é um pequeno grupo integrista cristão composto por 50 membros.
A organização se apresenta em seu site (http://www.doveworld.org/) “como uma Igreja do Novo Testamento, baseada na Bíblia, a Palavra de Deus.
O site explica que a comunidade foi fundada em 1986 por um certo pastor Don na sala de sua casa em Gainesville, uma cidade do norte da Flórida com aproximadamente 115.000 habitantes.
As primeiras reuniões dos membros da comunidade foram realizadas na casa desse pastor e depois no hotel Holiday Inn e em um teatro dos arredores, sempre segundo o site. Os membros fundadores reuniram em seguida a soma de 150.000 dólares para comprar o terreno no qual foi edificado o templo no final dos anos 1980.
O pastor Don dirigiu a comunidade até sua morte, em 1996. Foi sucedido pelo pastor Terry Jones, que lidera o plano de queima do livro sagrado dos muçulmanos.
Jones havia fundado na Alemanha a “Comunidade Cristã de Colônia” nos anos 1980, e dirigiu ambas as comunidades até 2008, data em que se afastou do movimento alemão por “divergênsias”.
Sob a direção de Jones, o movimento se manteve em sua linha integrista, denunciando tanto o aborto quanto a homossexualidade e acusando o Islã de querer dominar o mundo.
O grupo prega em seu site que “os cristãos devem voltar à verdade e deixar de se esconder”. “Devemos nos levantar contra o pecado e chamar as pessoas ao arrependimento. O aborto é um homicídio. A homossexualidade é um pecado. Devemos chamar essas coisas do que são e anunciar ao mundo a verdadeira mensagem: Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.
“Toda religião que recomende algo diferente desta verdade é diabólica. É por isso que nos levantamos contra o Islã, que afirma que Jesus não é o filho de Deus, negando a Ele o papel de Salvador e levando as pessoas direto para o inferno”, acrescenta.
O site promove um livro assinado pelo pastor Jones intitulado “O Islã é diabólico”, colocado a venda por 12,99 dólares.
O grupo também venda camisetas, canecas e bonés com o slogan “O Islã é diabólico”.
chl/cn/fp