21/03/2014 - 21:00
Campanha
O Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos criada pelo ex-piloto brasileiro para aprimorar a educação no Brasil, direcionará todas as suas ações de 2014 para homenagear os 20 anos de sua morte. A começar por um filme para a internet, que estreou na sexta-feira 21. O conceito desenvolvido pela agência JWT parte do slogan “Jamais vai existir outro Senna, mas todo mundo pode ser, a cada dia, um pouco mais Ayrton”, como forma de estimular as pessoas a assumir o perfil solidário do ex-piloto. O logotipo da campanha já foi utilizado pela equipe Williams de Fórmula 1, pela qual Senna correu.
Produto
Natura radicaliza
Conhecida por relacionar seus produtos com saúde e meio ambiente, a Natura lança a fragrância Kaiak Extremo. Como o nome já indica, a propaganda, criada pela agência Taterka, traz, desta vez, imagens de esportes radicais.
Personagem
Vamo ajudá, pessoar!
O personagem Chico Bento, do ilustrador Mauricio de Sousa, será embaixador da World Wide Fund for Nature (WWF), ONG de proteção da natureza. Ele aparece num curta-metragem lançado na quinta-feira 20, Dia Mundial da Água, para promover a proteção das nascentes do Pantanal mato-grossense.
Garota-propaganda
Sensação boa
A cantora colombiana Shakira é o novo rosto global para os iogurtes Activia, da francesa Danone. Ela estreou em uma propaganda em que canta sua música Dare to Feel Good (ouse se sentir bem, em inglês).
Marketing
Seleção do Guaraná
O Guaraná Antarctica lançou cinco filmes para divulgar sua promoção para a Copa do Mundo, que dará dez mil prêmios aos consumidores, incluindo casa, carro, televisor e notebook. Narrados pelo apresentador Fausto Silva, eles contam com o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, e os jogadores Neymar (à dir.) e Bernard.
Bate-papo
Alexandre Ugadin, vice-presidente de mídia da FCB Brasil
O executivo, que será um dos palestrantes do III Encontro de Mídias, a ser realizado no dia 3 de abril, em São Paulo, fala sobre a importância de as agências saberem comprar espaços publicitários para os anunciantes.
O Brasil é uma referência em criação publicitária. Mas a área de mídia tem o mesmo destaque?
O mercado nacional deveria valorizar mais o profissional de mídia. Afinal, ele tem uma posição muito importante aqui. Nos Estados Unidos, apenas 44% dos investimentos de compra de mídia passam por esses executivos. Já, no Brasil, 72% dos orçamentos são decididos por eles.
Por que tanta diferença?
No mercado americano, muita receita vai diretamente para eventos e para o setor de entretenimento. E também o espaço de mídia é negociado quase como num banco, em que é adquirido em grande quantidade e depois revendido aos anunciantes. Aqui, tudo é comprado apenas depois da criação da campanha.
Os profissionais brasileiros são preparados para lidar com tanta influência?
Hoje, para exercer a profissão, é preciso passar por uma prova, assim como os advogados. É uma área técnica, na qual se precisa estar capacitado matematicamente. O executivo virou um negociador.