Campanha

 

O Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos criada pelo ex-piloto brasileiro para aprimorar a educação no Brasil, direcionará todas as suas ações de 2014 para homenagear os 20 anos de sua morte. A começar por um filme para a internet, que estreou na sexta-feira 21. O conceito desenvolvido pela agência JWT parte do slogan “Jamais vai existir outro Senna, mas todo mundo pode ser, a cada dia, um pouco mais Ayrton”, como forma de estimular as pessoas a assumir o perfil solidário do ex-piloto. O logotipo da campanha já foi utilizado pela equipe Williams de Fórmula 1, pela qual Senna correu.

 

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Produto


Natura radicaliza

 

Conhecida por relacionar seus produtos com saúde e meio ambiente, a Natura lança a fragrância Kaiak Extremo. Como o nome já indica, a propaganda, criada pela agência Taterka, traz, desta vez, imagens de esportes radicais.

 

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Personagem


Vamo ajudá, pessoar!

 

O personagem Chico Bento, do ilustrador Mauricio de Sousa, será embaixador da World Wide Fund for Nature (WWF), ONG de proteção da natureza. Ele aparece num curta-metragem lançado na quinta-feira 20, Dia Mundial da Água, para promover a proteção das nascentes do Pantanal mato-grossense.

 

 

 


Garota-propaganda


Sensação boa

 

A cantora colombiana Shakira é o novo rosto global para os iogurtes Activia, da francesa Danone. Ela estreou em uma propaganda em que canta sua música Dare to Feel Good (ouse se sentir bem, em inglês).

 

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Marketing


Seleção do Guaraná

 

O Guaraná Antarctica lançou cinco filmes para divulgar sua promoção para a Copa do Mundo, que dará dez mil prêmios aos consumidores, incluindo casa, carro, televisor e notebook. Narrados pelo apresentador Fausto Silva, eles contam com o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, e os jogadores Neymar (à dir.) e Bernard.

 

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Bate-papo


Alexandre Ugadin, vice-presidente de mídia da FCB Brasil

 

O executivo, que será um dos palestrantes do III Encontro de Mídias, a ser realizado no dia 3 de abril, em São Paulo, fala sobre a importância de as agências saberem comprar espaços publicitários para os anunciantes.

 

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O Brasil é uma referência em criação publicitária. Mas a área de mídia tem o mesmo destaque?

O mercado nacional deveria valorizar mais o profissional de mídia. Afinal, ele tem uma posição muito importante aqui. Nos Estados Unidos, apenas 44% dos investimentos de compra de mídia passam por esses executivos. Já, no Brasil, 72% dos orçamentos são decididos por eles.

 

Por que tanta diferença?

No mercado americano, muita receita vai diretamente para eventos e para o setor de entretenimento. E também o espaço de mídia é negociado quase como num banco, em que é adquirido em grande quantidade e depois revendido aos anunciantes. Aqui, tudo é comprado apenas depois da criação da campanha.

 

Os profissionais brasileiros são preparados para lidar com tanta influência?

Hoje, para exercer a profissão, é preciso passar por uma prova, assim como os advogados. É uma área técnica, na qual se precisa estar capacitado matematicamente. O executivo virou um negociador.