10/08/2015 - 13:02
Duas pessoas foram mortas e um terceira ficou gravemente ferida em uma loja da cadeia de móveis Ikea, em Västerås (centro da Suécia), ao serem esfaqueadas por razões ainda desconhecidas por um suspeito que acabou detido pela polícia.
Várias horas após o ataque, as forças de ordem de Västerås continuavam sem compreender o ataque.
Ninguém evocou um ataque terrorista e os serviços de segurança (Säpo) indicaram à AFP que não participam da investigação.
“Por volta das 13 horas (8h00 de Brasília) desta segunda-feira, recebemos um chamado falando de feridos na loja da Ikea (…) No local, foram encontrados um homem e uma mulher esfaqueados e que sucumbiram aos ferimentos. Outra pessoa ficou gravemente ferida”, afirma um comunicado da polícia
O texto acrescenta que o suposto autor do ataque foi preso.
A televisão local mostrou imagens da loja sendo evacuada e isolada pela polícia.
Imagens gravadas com um celular e divulgadas pela imprensa sueca, mostram as forças de ordem prendendo um homem em um ponto de ônibus.
“Eu vi policiais correndo em direção a um homem que estava parado no ponto de ônibus. A prisão aconteceu super rápido, o homem não resistiu, mas fazia muito barulho. Ele deve ter entre 30 e 40 anos”, explicou ao jornal local VLT.se a testemunha que gravou a cena.
O suspeito não era conhecido da polícia e não tem antecedentes criminais, informou ao jornal um porta-voz da polícia, Per Strömbäck.
“Nós não temos ideia das motivações do agressor”, disse à AFP uma porta-voz da Ikea Grup, Martina Smedberg, acrescentando que a loja não estava sob ameaça.
A investigação ainda não determinou se o ato foi premeditado ou se foi espontâneo.
“Nós não sabemos, a investigação deve estabelecer o que aconteceu”, disse ao VLT.se Strömbäck.
A polícia pediu que pessoas que tenham presenciado o crime se apresentam para testemunhar. “Queremos ouvir tantas testemunhas quanto possível”, disse ele.
A pessoa gravemente ferida é um homem de cerca de 35 anos, que está sendo operado, segundo a porta-voz das autoridades sanitárias, Eva Lindahl.
Ainda não há informações sobre a identidade das demais vítimas.
As vítimas seriam clientes comuns e o local do ataque foi no setor de acessórios de cozinha, indicou o canal VLT, citando o gerente da loja.
“Este é o pior dia da minha vida profissional”, acrescentou.
A loja permanecerá fechada até novo aviso, indicou Ikea.
De acordo com Smedberg, este tipo de crime “é extremamente raro e muito grave”.
“Que eu saiba, esta é a primeira vez que um incidente dessa magnitude ocorre”, disse, acrescentando que ainda era cedo demais para avaliar as consequências desse duplo homicídio para a gigante.
Cidade industrial situada a cem quilômetros de Estocolmo, Västerås é, com mais de 110 mil habitantes, a quinta cidade na Suécia.