A Duma, a câmara baixa do parlamento russo, aprovou nesta sexta-feira em primeira leitura o tratado de desarmamento nuclear START entre a Rússia e os Estados Unidos, por 350 votos contra 58.

Os deputados adotaram o projeto de lei de ratificação do acordo bilateral de redução de armas nucleares estratégicas, depois da ratificação do acordo pelo Senado americano.

O presidente da comissão de Assuntos Exteriores, Konstantin Kosachov, indicou que o texto do acordo assinado em abril pelos presidentes Dmitri Medveded e Barack Obama seria prosposto para uma segunda leitura em meados de janeiro.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia está “absolutamente em desacordo” com uma emenda feita pelo Senado americano ao tratado START, pois estabelece uma diferença entre a defesa antimísseis e as armas nucleares estratégicas.

“Há na resolução (de ratificação americana) uma afirmação que indica que os dispositivos da introdução ao tratado não criam uma obrigação jurídica para a Rússia e os Estados Unidos”, destacou o chefe da diplomacia russa na Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo, que examina nesta sexta-feira o tratado.

“É precisamente aí que está inscrito o vínculo entre o START e a defensa antimísseis, assim como a influência do START no armamento no nuclear e sobre a estabilidade estratégica”, completou Lavrov.

“Estamos absolutamente em desacordo. É uma interpretação arbitrária dos princípios e normas do direito internacional”.

zak-lpt/fp/cn