As montadoras fecharam as vendas de carros no primeiro semestre e pouca coisa pode ser comemorada. Em relação aos primeiros seis meses do ano passado, a queda no licenciamento de automóveis de passeio e comerciais leves foi de 25,1% (de 1.271.999 para 952.264). Pelos números da Anfavea, só um fabricante de grande volume cresceu: Hyundai Brasil (1,4%), chegando a 78.904 emplacamentos. Mas a marca perde se forem descontados os 25,3% negativos da Hyundai Caoa. Entre os fabricantes de médio volume, a boa surpresa foi a Peugeot (4,6%), atingindo 12.513 vendas. Entre as marcas de baixo volume, duas cresceram: Jaguar (73,6%) e Lexus (9,9%), chegando a 335 e 211 carros comercializados, respectivamente.

Entre os carros a situação é diferente. A Chevrolet tem muito a comemorar. Faltaram apenas 301 licenciamentos para ela atingir a soma de 100 mil carros vendidos da família Onix/Prisma. O hatch vendeu 68.535 unidades e o sedã emplacou 31.164. Isso fez com que a dupla da Chevrolet disparasse no ranking das famílias, pois quase dobrou sua distância em relação à família Palio (formada pelos Fiat Palio, Siena, Weekend e Strada). Em apenas dois meses, a distância entre a família Onix e a família Palio passou de 8.901 para 16.485.

Isso explica por que a Chevrolet está cada vez mais folgada nos rankings de automóveis de passeio e no total do mercado (somando com os comerciais leves). Entretanto, a Fiat mantém-se na dianteira dos comerciais. E boa parte desse mérito é da picape Toro, que teve um desempenho espetacular nos últimos dois meses. Apesar de concorrer sozinha com alguns carros que contabilizam as vendas de hatches, sedãs, peruas, monovolumes e SUVs, a Toro passou da 29ª para a 18ª posição. Suas 15.743 vendas já a colocam na frente, por exemplo, do Ford EcoSport, dos Honda Fit, Civic e City e das famílias Chevrolet S10/Trailblazer e Ford Fiesta/Fiesta Sedan.

O Fiat Mobi também subiu bastante em relação ao estudo de abril (da 46ª para a 30ª posição), mas porque tinha acabado de ser lançado na pesquisa anterior. Não é relevante. Digno de nota, isso sim, é o avanço do Toyota Etios, que apenas roubou o nono lugar do VW Fox, mas abriu sobre ele uma vantagem de 2.507 carros (estava 364 atrás).

Como se sabe, as pessoas olham para um Onix ou Prisma, para um VW Gol ou Voyage, como carros diferentes. Para as montadoras, porém, eles são a mesma coisa. Apenas têm uma parte da carroceria diferente. Por isso, o ranking de famílias tem grande importância para análise do mercado. É por meio dele que podemos verificar que a família Palio ainda está à frente da família HB20, pois a Fiat tem hatch, sedã, perua e picape, enquanto a Hyundai tem apenas hatch e sedã.

Encerrado o primeiro semestre de vendas no Brasil, o ranking Top 10 por famílias de carros é o seguinte:

1º Chevrolet Onix/Prisma ………………….. 99.699

2º Fiat Palio/Siena/Weekend/Strada …. 83.214

3º Hyundai HB20/HB20S ………………….. 78.901

4º Volkswagen Gol/Voyage/Saveiro ….. 63.921

5º Forda Ka/Ka+ ……………………………….. 44.939

6º Renault Sandero/Logan ………………. 36.212

7º Toyota Corolla ………………………………. 31.891

8º Honda HR-V ………………………………… 30.882

9º Toyota Etios/Etios Sedan …………….. 30.434

10º Volkswagen Fox/ SpaceFox ………. 27.927