27/08/2021 - 13:48
O Renault Duster, produzido na América Latina e na Romênia, obteve zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP, que fornece informações sobre testes de colisão, e sugere um recall do modelo.
O SUV tem dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão e foi condicionado ao teste frontal a 64km/h e lateral a 50km/h.
+ Jeep lança SUV de 7 lugares Commander no Brasil; confira versões, preços e vídeo
+ Scania planeja produzir veículo elétrico quando tecnologia for viável no Brasil
“No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta. A perda de combustível registrada no impacto frontal exige ações da Renault, não só resolvendo o problema na produção, mas também fazendo um recall das unidades vendidas no mercado que poderiam ter essa perda de combustível no tanque após um impacto”, diz a nota divulgada.
Segundo divulgado pelo instituto, o SUV obteve 29,47% em proteção de ocupantes adultos, 22,93% em proteção de ocupantes infantis, e 50,79% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis de estradas.
O que diz a Renault?
A Renault afirma que o modelo testado atualmente (e divulgado pelo Latin NCAP nesta sexta-feira, 27) tem a mesma segurança do veículo testado em 2019, quando recebeu quatro estrelas pelo instituto. Contudo, houve uma mudança nos protocolos de testes.
Veja abaixo o posicionamento da Renault na íntegra:
“O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes.
É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.
A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança”.
Assista abaixo ao vídeo de colisão: