UM OI PARA A CÂMERA

Os celulares com máquina fotográfica superaram a venda de câmeras digitais no mundo no início do ano e prometem crescer ainda mais. Algumas operadoras brasileiras esperam que, dos aparelhos vendidos, entre 10% a 20% tenham a capacidade de tirar fotos. De todas as empresas, a que mais aposta na tendência é a Oi, da Telemar. A companhia deve contar com mais de onze modelos com essa característica até o final do ano. As concorrentes Vivo, Tim e Claro não terão mais do que seis modelos. ?Acreditamos que esses produtos se tornarão uma mania para pessoas de todas as idades?, diz Alberto Blanco, diretor de marketing da Oi. Este ano, 65 milhões de celulares com câmeras serão comercializados no planeta.

NICHOS DE MERCADO

Os Tablet PCs ainda não decolaram junto aos consumidores de PCs portáteis. Esses equipamentos representam menos de 1% das vendas mundiais de notebooks. No Brasil a fatia é menor ainda. Enquanto que em outros países os notebooks contabilizam 30% das vendas de computadores, aqui esse índice não ultrapassa os 5%. ?As empresas brasileiras ainda têm dificuldade de ver o retorno sobre o investimento em notebooks?, diz Pedro Saenger, diretor de vendas corporativas da Semp Toshiba. ?Como o Tablet custa três vezes mais, essa barreira se torna ainda maior.? Dell, IBM e Sony ainda não lançaram um modelo próprio.

PROPAGANDA NO EMBRULHO

O Shoptime criou um modelo próprio de propaganda. Além do canal de televisão a cabo, da internet e do catálogo impresso, a empresa agora estampa promoções especiais nos pacotes que entrega aos seus clientes. A companhia chega a oferecer desconto de 5% em uma nova compra.

O CARTÃO DO NAPSTER

Para alavancar as vendas de música on-line, a nova versão do Napster lançará nas próximas semanas um cartão pré-pago que garantirá a aquisição de 15 músicas no site. O Napster Card será vendido em 14 mil pontos de venda nos Estados Unidos e custará US$ 14,95. A empresa aposta que os jovens sem cartão de crédito serão os maiores usuários. Não há previsão para a chegada desse modelo no Brasil.

YAHOO! ECONÔMICO

O site de comércio eletrônico do portal americano Yahoo! lançou na semana passada um serviço de comparação de preços para aumentar as compras de final de ano pelo site. Quem utilizar o recurso concorrerá a prêmios para os próximos 10 anos. No Brasil não são distribuídos prêmios, mas a comparação de preços não é novidade por aqui, onde o mesmo serviço já existe há quatro anos. Na versão nacional, o Yahoo! compara os preços de CDs, DVDs e livros automaticamente.

CIDADES IRMÃS

Campina Grande, na Paraíba, se tornará cidade-irmã da chinesa Zhaoqing. Cada localidade terá um centro de desenvol-
vimento sino-brasileiro cujo maior objetivo será incrementar os negócios de tecnologia entre as duas cidades. Empresas brasileiras terão facilidade de exportar para a China.

CHIP HUMANO A US$ 50

A americana Applied Digital Solutions quer convencer cidadãos a trocarem os cartões de crédito por chips implantados cirurgicamente sob a pele do braço. Segundo a empresa, a nova tecnologia é mais segura na hora de identificar um correntista ao fazer saques em caixas automáticos. A ADS está vendendo o produto, que tem o tamanho de uma moeda (foto), por US$ 50.

ARMA ANTICHATICE

Os internautas brasileiros estão gradativamente adotando programas que bloqueiam as duas maiores inconveniências do mundo digital: as mensagens não solicitadas (spams) e as janelas de propaganda que aparecem na frente da tela (pop-ups). Uma pesquisa com 170 usuários feita pelo instituto de pesquisa virtual Qualibest mostra que 38% dos 170 entrevistados possuem em seu computador uma ferramenta para evitar esses males. É uma má notícia para os anunciantes que compram espaço na internet. Os pop-ups, vale lembrar, eram tidos como uma das ferramentas mais eficientes de publicidade na rede mundial de computadores.

CONTAS EXTERNAS

A Eletropaulo, empresa de energia elétrica que atende toda a região metropolitana de São Paulo, terceirizou a impressão das contas de seus clientes. A escolhida para o serviço foi a Proceda, que cuidará de imprimir 6 milhões de contas mensais, incluindo as endereçadas aos consumidores que gastam acima de R$ 1 milhão por mês.

ORDEM NA CASA

A Verisign, conhecida no Brasil pelos certificados digitais, quer ampliar sua atuação. Comprou por US$ 16 milhões a unidade de clearing da Embratel, que atua como um juiz nos desentendimentos entre companhias de telefonia móvel e fixa. O próximo passo é o México. ?O Brasil tem uma complexidade grande e acredito que isso nos dará experiência para outros
mercados?, diz André Sant?Anna da Verisign.