O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que, assim que a autoridade monetária tiver uma compreensão mais detalhada das políticas do governo de Donald Trump, será possível definir com mais clareza os próximos passos da política monetária nos Estados Unidos.

Em entrevista ao Yahoo! Finance, Bostic disse que “é difícil incluir todas as possíveis mudanças de política na perspectiva econômica” e acrescentou que “algumas propostas de políticas podem aumentar a inflação, enquanto outras podem impulsionar a produtividade e reduzir as pressões sobre os preços”.

O presidente do Fed de Atlanta também destacou que a política monetária da instituição segue restritiva. “Estou confortável em fazer uma pausa no corte de juros para observar a evolução econômica dos Estados Unidos. Os próximos dados também guiarão a política monetária”, com “crescimento econômico e mercado de trabalho sólidos”, completou.

Ainda assim, Bostic enfatizou que não esperava que o progresso na inflação fosse ocorrer de “forma linear” e reforçou que os EUA estão mais próximos da meta de 2% para a inflação.